Muitos profissionais preparados não avançam em alguns processos seletivos por cometerem erros básicos durante a entrevista. Isso porque é a hora do candidato mostrar, na prática, em uma conversa clara, tranquila e objetiva, parte das suas qualidades destacadas no currículo. Então, continue lendo e entenda melhor sobre o assunto!

Treine!

Atualmente, em decorrência da grande expansão e difusão do conhecimento, muitos profissionais capacitados para vagas específicas, cheios de habilidades, estão desempregados. Contudo, “a dica é nunca parar de estudar, manter-se sempre atualizado e criar uma boa rede de contatos. Com isso, sempre ficará sabendo das melhores possibilidades”, explica a coordenadora de seleção do Nube, Helenice Resende.

Ademais, o desenvolvimento na hora da reunião com o recrutador é essencial e pode ser o fator decisivo para a contratação. O salário, por exemplo, pode ser até aumentado ou diminuído dependendo da fluidez ao vender sua imagem e suas habilidades. Logo, antes de ir para uma seleção, o aspirante deve ter em mente duas coisas: toda empresa tem necessidades a serem supridas e problemas para resolver. Por isso, é importante se preparar e conhecer a atuação, missão, valores e dores do negócio para o recrutamento.

Nesse sentido, a gestora de carreiras, Madalena Feliciano, elencou quais pontos essenciais deve-se saber antes de fazer uma entrevista. “Essa é a porta de entrada para a admissão. Como a primeira impressão fica, é de vital importância para a sua carreira a realização de um bom encontro”, comenta. Veja:

  • Conheça a companhia: não basta saber apenas qual o ramo de serviço, mas é importante compreender mais a fundo os propósitos e a cultura organizacional. Assim, é possível oferecer soluções e “vender” qualidades compatíveis com a vaga e a entidade;
  • Se prepare emocionalmente: é normal criar expectativas de sucesso do processo seletivo, entretanto é essencial estar preparado para o “sim” e o “não”. Por isso, deve-se sempre controlar a ansiedade e euforia;
  • Tenha algumas respostas na “ponta da língua”: avalie o conteúdo pertinente a ser dito sobre você e como isso gerará lucros à corporação;
  • Seja direto: não fique contornando a ponto de acabar se perdendo sobre o foco da pergunta. Responda de forma direta, sem rodeios.

Sobretudo, é necessário se atentar aos detalhes, pois o entrevistador fará observações. “Se planeje da maneira correta para ter as maiores chances”, finaliza Madalena.

Atente-se nos detalhes

Ainda, treine sua mente, lembrando dos momentos mais marcantes da sua trajetória profissional e das suas conquistas. Isso passará segurança e objetividade, dois atributos muito positivos. Anote em um papel, suas realizações trabalhistas, situações de gerenciamento com a equipe, seu dirigente ou mesmo circunstâncias do dia a dia nas quais suas emoções foram colocadas à prova.

Fique atento e aproveite boas chances para fazer perguntas inteligentes e pertinentes. Todavia, não questione coisas simples demais, pois qualquer um poderia obter essas respostas em uma consulta rápida no Google. Isso passaria uma imagem contrária: de não ter procurado nada sobre a instituição.

Se essa etapa for virtual, tente ficar pronto cerca de 15 minutos antes. Inclusive, avalie a iluminação, o fundo do local onde escolheu – cuidado para não aparecer desorganização nesse espaço. Cheque também a altura da mesa para você conseguir olhar de frente para o selecionador. Bem como, centralize a imagem com parte do seu corpo como se fosse uma foto 3x4. Por fim, caso exista algum barulho, use o fone com o microfone do celular para garantir um som nítido e claro da sua fala.

Portanto, prepare-se! Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Conte com o Nube!

Você tem estratégias para se dar bem em um processo seletivo?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe