Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
planeje-os-proximos-passos-de-2021

Planeje os próximos passos de 2021 

Notícia | 29/01/2021

Giovanna Cavalli

Você provavelmente já deve ter tido a sensação de não ter produzido nada ao longo dia, mesmo realizando várias tarefas, não é mesmo? Isso acontece quando não planejamos nossa semana ou mês. Assim, os eventos acabam preenchendo nosso tempo e ficamos com a impressão de não termos rendido nada, pois não possuímos uma visão geral das nossas atividades e entregas.

Faça um “balanço” de 2020

O fim de um ciclo e o início de um novo sempre são acompanhados por promessas de mudanças. Para o consultor de carreira, Emerson Weslei Dias, a troca de ano, por exemplo, é uma ótima oportunidade para fazer um “balanço” e pensar sobre as futuras possibilidades na vida pessoal e profissional. “Coloque em uma folha de papel os acertos e os erros do período. Para cada item identifique a razão. Lembre-se de sempre ver essa página ao longo dos dias, pois ela te dará forças para enfrentar as dificuldades”, afirma.

Por isso, uma boa maneira de se organizar é colocar em prática o ciclo PDCA, um método de gestão utilizado para controle e melhoria de processos. O modelo é muito usado no planejamento estratégico de empresas, mas também pode ser adaptado à nossa realidade particular. Dividido em quatro fases, cada uma delas é representada por uma das letras: Plan-Do-Check-Act, ou seja, Planejar, Fazer, Verificar e Agir. Veja:

P = Planejar

De acordo com o consultor, esse é o momento mais importante, pois nele se define a meta desejada e como alcançá-la. O ciclo começa com a programação: estabeleça os seus objetivos e um plano de ação, os caminhos a serem trilhados e as ferramentas, conhecimentos, contatos, entre outras coisas necessárias para chegar lá.

D = Fazer

Nessa fase tudo deve se tornar real. “É a hora de colocar o esboço em prática, ou seja, executar as ações estabelecidas para alcançar suas metas”, explica Dias. Acima de tudo, é preciso ter muita disciplina, pois o sucesso dessa etapa depende muito das atitudes.

C = Verificar

No terceiro estágio é o momento de avaliar o alcance do alvo e a execução das ações propostas. Esse processo é essencial para o acompanhamento e a avaliação das situações. “É preciso ser crítico e analisar se está executando e trazendo os frutos esperados”, ressalta o coach.

A = Agir (Corrigir)

Nesse ponto é preciso se basear no resultado do passo anterior. Se você encontrou falhas é agora a hora de agir criando medidas corretivas e cobrindo as eventuais falhas. Observe as providências: corretiva (se houve problema), preventiva (se poderia surgir alguma complicação) ou padrão (se ocorreu tudo bem). Feito isso, inicie novamente o decurso.

Para a mentora de produtividade, Marcele Policarpo, é preciso focar no essencial. “‘Estar ocupado’ é frequentemente usado como pretexto para evitar as poucas ações realmente fundamentais, geralmente, pois são desconfortáveis”, orienta.

Afinal, ficar muito tempo “preso” em uma tarefa sem importância, não a torna relevante. “De acordo com a lei de Pareto, 80% dos resultados são produzidos por 20% dos esforços. Ou seja, muitas pessoas perdem horas da sua vida fazendo coisas insignificantes, quando na verdade, somente 20% daquilo tudo resulta nos 80%”, complementa Marcele.

Normalmente, é fácil optarmos por não fazer e procrastinar uma ação, mas se esse comportamento for constante, isso nos distanciará do nosso objetivo maior. Além do mais, acaba nos afastando também de quem estamos buscando ser: uma melhor versão de si.

infografico-29-01

Portanto, exercite sua mente todos os dias e mantenha o equilíbrio. Acompanhe também nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Conte com o Nube!

Você conseguiu cumprir suas metas em janeiro?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete