Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
desafios-e-perspectivas-na-empregabilidade-de-pcds

Desafios e perspectivas na empregabilidade de PCDs 

Notícia | 28/01/2021

Giovanna Cavalli

Em 2020 vivemos muitos anos em apenas um. Se a pandemia por um lado acelerou a digitalização das relações profissionais e interpessoais, por outro nos fez regredir em questões como a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho.

Os números não apontam a inclusão

Logo nas primeiras análises dos impactos da pandemia no tema inclusão de PCDs, é possível observar uma coisa: no home office somos todos iguais. Ou seja, “não importa como é o ser humano, mas como ele vai entregar suas tarefas”, avalia a CEO e fundadora da Talento Incluir, Carolina Ignarra.

O teletrabalho aumentou a produtividade dos PCDs e a explicação para isso é não ser necessário locomoção, trazendo mais segurança a esses indivíduos. Mesmo assim, isso não foi o suficiente para melhorar a empregabilidade deles no país.

De acordo com dados do Dieese, esse grupo foi atingido severamente pelo desemprego durante a pandemia. De janeiro a agosto de 2020, por exemplo, foram fechados 849 mil postos de serviço formais no país, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Desse total, cerca de 20%, isto é, 171,6 mil, eram ocupados por PCDs. Logo, as companhias demitiram, no período, 216 mil deles e contrataram apenas 40 mil.

Com o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, novas alterações foram introduzidas na Lei 14.020, em relação à MP 936. Um dos pontos foi a proibição da dispensa sem justa causa de PCDs durante o estado de calamidade. Assim, foi preciso usar de uma medida provisória para congelar os desligamentos até o fim da pandemia. “Inicialmente, isso apontava para um retrocesso. Contudo, o mercado está se dividindo entre organizações inclusivas por convicção e aquelas por obrigação legal”, analisa Carolina.

O tema diversidade e inclusão hoje tem foco, espaço, é pauta relevante nas agendas dos executivos e encontrou o caminho para alcançar a importância merecida. “Estamos falando de gente, das diferenças e são os seres humanos quem fazem o negócio e os resultados acontecerem”, complementa a CEO.

Somos todos seres humanos!

Para a assistente de departamento pessoal, Tatiane Bordignon Martinati, portadora de uma doença inflamatória crônica, conhecida como Artrite Reumatóide, além dos maiores desafios a serem superados, teve de aturar situações de discriminação e preconceito em experiências anteriores. Na Matera é diferente, “ninguém se coloca acima ou melhor em relação ao outro. Posso ser tão boa quanto meu amigo ao lado, mesmo com todas as limitações físicas. Isso é puro, aqui. Todos temos espaço para falar, pedir, se manifestar, se posicionar e as manifestações de ideias são levadas em consideração”, explica.

O pilar da multipluralidade ainda enfrenta grande resistência pelas instituições, dificultando a mudança no cenário da desigualdade. Muitas vezes a pessoa tem competência, mas as desculpas estão relacionadas à forma como a vestimenta ou até o tipo de cabelo está em “desacordo” com a entidade. Então, é preciso desconstruir, urgentemente, esses preconceitos e estereótipos.

Portanto, tentar se adaptar aos novos contextos é fundamental para manter uma marca admirada. Por isso, acabar com as discriminações é uma necessidade humanitária. Independentemente do ambiente, setor, ocupação e etc. Afinal, somos todos seres humanos.

Evolua sua mente! Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de especialistas de diferentes áreas. Estamos juntos nessa luta!

Sua empresa contrata PCDs?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete