Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
6-tendencias-de-aprendizado-corporativo-para-2021

6 tendências de aprendizado corporativo para 2021 

Notícia | 27/01/2021

Gabriela Vasconcelos

Crescer e oferecer sempre os melhores resultados é o sonho ideal de qualquer empresa. No entanto, isso exige grande competitividade e preparo dos seus colaboradores. Afinal, a formação inicial de muitos deles não atende algumas de suas particularidades. Portanto, o mercado recorre a processos de treinamento corporativo para capacitar o grupo.

 

A atividade visa habilitar os times de uma organização com foco em aumentar a eficiência e motivação, de acordo com as suas funções. “O engajamento pode ser consequência do ambiente externo. Uma pessoa sem oportunidade de evoluir e melhorar seus conhecimentos dificilmente permanecerá na companhia”, afirma a analista de RH Marcela Rocha, de Manaus (AM).

 

Pandemia

 

Em 2020 corporações e funcionários tiveram o seu dia a dia virado de cabeça para baixo devido à crise sanitária e econômica global – e precisaram se adaptar rapidamente às mudanças. A transição repentina para maneiras de trabalhar antes não tão comuns, como o home office, exigiu horas de ajustes e capacitações por parte dos especialistas.

 

Dessa forma, a necessidade de modernizar o treinamento das equipes ficou em evidência. Então, como deve ser o aprendizado em 2021? Para preparar especialistas de RH e com o objetivo de antecipar as habilidades necessárias para o futuro do trabalho, a Udemy acaba de lançar o relatório The 2021 Workplace Learning Trends.

 

O estudo foi feito com base no comportamento dos funcionários de milhares de negócios na sua plataforma de educação corporativa, a Udemy for Business, e numa pesquisa com mais de 500 profissionais ao redor do mundo. O resultado são seis tendências de aprendizado corporativo para o próximo ano. Veja a seguir:

 1 - Saúde mental e produtividade

Tanto a saúde mental quanto a produtividade de muitos trabalhadores foram afetadas pela pandemia. A demanda por habilidades relacionadas a esses dois temas aumentou muito neste ano e a previsão é continuar se ampliando em 2021. Por exemplo, dentro do universo da saúde mental, o consumo de cursos sobre gestão da ansiedade por parte dos usuários da Udemy for Business cresceu 3.967% em 2020, em comparação com 2019. Já o consumo de cursos sobre gestão de tempo, uma competência relacionada à produtividade, aumentou 990% no mesmo período.

2 - Colaboração a distância

Com as medidas de distanciamento social, a comunicação e a troca de conhecimento entre os funcionários de uma mesma companhia sofreram grandes transformações. Para manter o contato com os colegas e aprimorar o espírito de equipe, foram necessários esforços extras. Em 2020, a demanda pela habilidade de comunicação corporativa evoluiu 1.585% (em comparação com 2019), demonstrando: funcionários de diversas áreas podem ter interesse no tema.

 3 - Gestão de dados

Data science não é mais apenas para os cientistas de dados. Profissionais de diversas áreas têm procurado aprender habilidades como business intelligence, análise e visualização de dados na Udemy for Business. Por exemplo, o consumo de capacitações sobre o programa Planilhas Google aumentou 858% em 2020, em comparação com 2019.

 4 - Automação na área de dados

Atualmente, técnicas de machine learning são capazes de fornecer insights e previsões as quais vão muito além da análise de dados básica. Contudo, para isso, é preciso preparar enormes quantidades de informações  – e as ferramentas de automação ajudam a acelerar esse preparo. Por isso, as habilidades de automação na área de dados são uma das tendências de aprendizado para 2021. Neste ano, a demanda por modelagem de bases, por exemplo, aumentou 466%, em comparação com 2019 – e isso deve continuar se ampliando.

5 - Papéis híbridos

Seguindo a metodologia ágil, muitos trabalhadores de tecnologia já não se atêm apenas a uma especialidade. Pelo contrário, os papéis híbridos têm se tornado a norma, sendo incentivados por muitos gestores. Nesse sentido, por exemplo, em 2020, o consumo de cursos sobre a plataforma Google Cloud cresceu 1.189% na indústria manufatureira, em comparação com o ano anterior.

 6 - Segurança cibernética

Com a ampla adoção do home office, a proteção de dados se tornou uma grande questão para as equipes de TI. Como os funcionários não estão mais usando as redes seguras das suas organizações, eles acabaram lidando com um aumento no número de ataques cibernéticos. Por isso, por exemplo, o consumo de capacitações de ethical hacking no setor de mídia aumentou 5.598% neste ano, em comparação com 2019.

Apesar da turbulência de 2020, as empresas têm a oportunidade de se desenvolver e se reinventar no próximo ano. Flexibilidade, aprimoramento das habilidades dos funcionários e fortalecimento da capacidade de aprendizado dos mesmos são boas metas para começar 2021 com o pé direito.

 

Como está o aprendizado corporativo no seu trabalho?

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete