A ansiedade é uma condição de muitas pessoas diariamente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil há o maior número de pessoas sofrendo com esse distúrbio em relação ao mundo. Brigas na família, problemas de relacionamento, momentos de tensão como dias de provas importantes ou problemas no trabalho, são alguns dos fatores potencializadores desse sentimento.

O comportamento durante o encontro é determinante

Essa inquietação pode acontecer de diferentes formas. Uma delas é na hora de fazer uma entrevista de emprego. Esse pode ser um motivo de muita apreensão quando os indivíduos não se sentem bem preparados. Então, o que fazer ou não? Na hora da reunião até um chacoalhar de perna pode ser crucial na decisão da contratação.

Para a gestora de carreira e especialista em recolocação profissional, Madalena Feliciano, é comum as pessoas ficarem nervosas nessa ocasião. Por isso, é importante saber os comportamentos a serem evitados para fugir do “não”. Então, para se planejar adequadamente e saber como se portar, a especialista reuniu algumas dicas. Veja:

  1. Evite citar o currículo: o recrutador certamente já olhou o seu currículo (CV). Logo, não é necessário ler para ele. Assim, “na hora de falar sobre si mesmo, cite coisas novas ou complementares às já inseridas no documento”, explica Madalena.
  2. Pesquise sobre a empresa: conhecer o seu empregador é vital para ser um bom funcionário. Os valores, a missão e visão são elementos importantes também na conversa com o selecionador. Isso mostrará seu interesse pela vaga e companhia, bem como a sua pró-atividade.
  3. Não se atrase: quando delimitado um horário, se organize. Demonstre pontualidade! Entretanto, isso não significa chegar uma hora adiantado, 20 minutos antes já é o suficiente.
  4. Jamais minta no currículo: parece óbvio, mas muitas pessoas mentem nessa apresentação. Colocar idiomas “fluentes”, os quais na verdade não são, é uma atividade falsa. “Além da vergonha de não saber fazer algo dito como expert, o ‘não’ já é certo. Ninguém contrataria alguém mentindo logo no primeiro contato”, finaliza a gestora.

Portanto, é determinante ser 100% sincero e honesto. Mostre suas verdadeiras habilidades. Ser você mesmo garante uma boa probabilidade de contratação. Além disso, é crucial escrever um bom CV. Então, pesquisar por dicas de formatação, uma breve introdução e, principalmente, como descrever o seu perfil profissional são investimentos de tempo eficientes.

Nesse sentido, o Nube disponibiliza um curso gratuito e on-line sobre marketing pessoal. Ele visa ajudá-lo na construção eficaz de seu cartão de visitas, ou seja, sua imagem. Nele, há dicas sobre o comportamento nas redes sociais, vestimenta, postura verbal e corporal. Além do mais, vale certificado de horas complementares.

Atente-se às necessidades do mercado

O mundo corporativo está difícil para pessoas de diversas áreas e níveis de formação. A ideia de quem tem ensino superior não fica sem emprego já não faz mais sentido, pois nos últimos anos houve um crescimento no número de pessoas nas universidades. “O momento exige cada vez mais a qualificação do trabalhador. Hoje, apenas a graduação não é suficiente. Logo, especialização, extensão, cursos de formação livre, participação em pesquisas, são importantes para complementar o CV e torná-lo um destaque dentre outros pretendentes”, explica a coordenadora de seleção do Nube, Helenice Resende.

Portanto, “a dica é nunca parar de estudar, manter-se sempre atualizado e buscar criar uma boa rede de contatos. Com isso, sempre ficará sabendo das melhores possibilidades”, complementa Helenice.

Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e contamos com a participação de diferentes especialistas. Assim, você se destaca em meio ao mundo corporativo. Conte com o Nube! Assista também a matéria do programa “Conexão Ilimitada” da TV Nube: após conseguir uma vaga, qual o desafio do estágio?

Como você se prepara para entrevistas profissionais?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe