Certamente, qualquer tipo de ação de desenvolvimento conta para uma recolocação rápida no mercado. Cursos, habilidades técnicas e, principalmente, as comportamentais, acabam contando. Por isso, é importante demonstrar essa sede de conhecimento e crescimento, pois ela é muito valorizada pelas empresas.

Não esqueça do brilho no olhar

Nesse sentido, montar um bom currículo (CV) também é muito importante na fase de recolocação. Contudo, a maioria das pessoas coloca apenas o cargo anterior, experiências profissionais, onde estudaram, etc. “Ao meu ver, o mais importante são as próprias competências, forças e paixões. Uma boa dica é dividir o material contando essas questões dentro de uma única página”, explica o vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), Alexandre Slivnik.

Em especial, para quem não tem experiência, como os jovens, é interessante colocar os projetos nos quais esteve envolvido e os cursos dos quais participou. Isso tudo sem se esquecer de contar o propósito de vida e as causas de engajamento social. “Afinal, as companhias não contratam CVs, mas sim seres humanos'', comenta o vice-presidente.

A transparência é essencial para qualquer relacionamento, inclusive, com o recrutador. Os últimos tempos foram delicados para diversas pessoas, por isso, o ideal é colocar em prática ideias para ajudar a organização a se destacar nesse período delicado.

Por outro lado, também é fundamental os gestores saberem lidar com a equipe, garantindo segurança e feedbacks necessários para o time. Logo, quanto mais transparente for o processo, melhor será para todos os envolvidos.

Assim, Slivnik elencou algumas dicas para uma recolocação ou inserção mais rápida.Veja:

Currículo

O seu CV precisa estar muito adequado aos objetivos da instituição aspirada. Por isso, alinhe o seu propósito com o desse negócio ou cargo para qual está aplicando. Dessa forma, o recrutador tem maior conhecimento sobre sua trajetória. Além disso, não deixe de colocar informações pessoais, pois isso torna o processo mais humano.

Evite a timidez

Embora seja um momento de tensão e nervosismo para a maioria dos candidatos, normalmente o entrevistador está interessado em ver brilho no olhar e força de vontade. Então, é importante demonstrar essas características. Lembre-se de conhecer a história da marca para colocar isso em prática durante a entrevista.

Alavanque suas competências

O diálogo com o recrutador é o momento certo para demonstrar como você pode colaborar para o crescimento da corporação. Então, fale sobre suas experiências - se tiver - e desenvolvimento pessoal, os projetos participados e também tente relacioná-los com o foco dessa entidade.

A analista de sistemas, Juliana Bini, se atentou à preocupação de potencializar seu conhecimento e não perdeu tempo. “Quis aproveitar da situação da pandemia, pois estou em casa e tenho mais chance de me dedicar a isso. Também, porque muita coisa foi reinventada nesse período, então preciso me encaixar nessa realidade e estar pronta pelo menos tecnicamente para encarar essa fase”, analisa.

Portanto, “não podemos ficar parados. É preciso pensar sempre como podemos aprimorar e inovar. Apesar de tudo estar organizado e andando corretamente, é possível melhorar”, expõe o sócio da Officilab, Dr. Sérgio Giro, do Rio de Janeiro.

Apesar de tudo estar retomando, sempre podemos refinar as chances. Por isso, estude e conquiste novas habilidades. Veja também a matéria do programa “Conexão Ilimitada” da TV Nube sobre “contratações não param em meio à crise”.

Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e contamos com a participação de diferentes especialistas. Assim, você se destaca em meio ao mundo corporativo. Conte com o Nube!

Como tem se preparado para a retomada do mercado?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe