Olhar para a saúde mental e entender as novas demandas dos profissionais se torna essencial para as corporações. Veja mais!

Janeiro Branco tem foco na conscientização aos cuidados com a saúde mental e emocional. Ela ganhou ainda mais importância por conta da pandemia e isolamento social. Muitas pessoas ainda estão em home office e tentando se manter em equilíbrio, junto com a carga de trabalho e expectativas profissionais. Segundo pesquisa da Isma-Br, representante local da International Stress Management Association, 90% dos brasileiros apresentam sinais de ansiedade e 70% da população economicamente ativa sofre com o excesso de estresse.             

Ainda de acordo com estudo realizado pela UFMG, em parceria com associações, o medo da população em levar o vírus do trabalho para a casa e transmitir para as pessoas queridas gerou a sensação de esgotamento. “Com a chegada da quarentena, muitas empresas se adaptaram e adotaram o teletrabalho. Com isso, a preocupação com a saúde física e, principalmente mental, aumentou consideravelmente. As empresas estão buscando cada vez mais benefícios para manter os profissionais engajados e saudáveis, com o intuito de ajudá-los a continuar levando a vida de uma forma mais leve e tendo bons resultados”, comenta Mariana Marques, CEO da Amarq.        

Para a especialista, em contrapartida, não se preocupar com esses riscos ao bem-estar da equipe pode acarretar em problemas tanto para o empregador quanto para a empresa, como alta rotatividade, queda de produtividade, estresse, depressão e muitos outros. A CEO da Amarq também dá algumas dicas para o RH de sua empresa. 

Incentive a prática de exercícios físicos 

Reservar alguns minutos do dia para praticar alguma atividade física e manter o corpo ativo. Além disso, é importante manter limites: “saber até onde vão as obrigações e responsabilidades é importante para não sobrecarregar a saúde mental deles”, afirma. 

Mantenha contato com a sua equipe

Ofereça suporte, apoio e mantenha uma rotina de contato virtual ou por telefone. “Incentivar os colaboradores é ter pessoas motivadas ao seu lado e com potencial para te ajudar. Assim, ajudam também no crescimento da sua empresa”, finaliza Mariana.

Faça a prática do autoconhecimento

Incentive seu quadro de talentos a entender a sua importância e o seu valor, tanto na corporação, quanto na vida. Para o especialista em Marketing, Marcelo Trevisani, o autoconhecimento é importante: “tanto quanto um MBA, mestrado ou algo do tipo.  Aprendi isso tarde, mas aprendi. Ser líder hoje dá mais trabalho, mas deixa um legado muito mais profundo”, comenta. 

Ele destaca ainda uma frase do Simon Sinek a qual diz: “there are only two ways to influence human behavior: you can manipulate it or you can inspire it”, ou seja, existem apenas duas maneiras de influenciar o comportamento humano: você pode manipulá-lo ou inspirá-lo, e eu prefiro o segundo caminho. 

O perfil do profissional de hoje

O profissional de hoje prioriza uma experiência de trabalho no qual enxerga o benefício pelo seu esforço e valoriza sua liberdade; e o cliente busca o produto mais alinhado aos seus valores pessoais. “Portanto, para gerar conexão e engajamento com as pessoas é preciso se expor, mostrar-se autêntico, inteiro, de verdade”, destaca Trevisani

Como você tem lidado com o equilíbrio emocional e criado novas estratégias de atuação? Acompanhe as matérias e conteúdos do Nube para mais dicas e orientações.                                      

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe