Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
inove-sua-empresa-em-alguns-passos

Inove sua empresa em alguns passos 

Notícia | 18/01/2021

Giovanna Cavalli

Ao longo de 2020, grande parte das empresas foram estimuladas e até mesmo, "obrigadas" a disseminar o mindset de inovação dentro de suas operações. Contudo, o desafio de implantar esse pensamento, para gerar impacto nas mais diversas unidades de negócio, foi um tanto quanto complexo. Todavia, deixou algumas aprendizagens para este ano.

Expulse a tradicionalidade: inove!

Para o head de inovação corporativa da Semente Negócios, César Costa, de Florianópolis (SC), modernizar provoca mudanças radicais no modus operandi das companhias. “É natural as organizações rejeitarem. No entanto, ninguém esperava ter de fazer isso à força e em pouquíssimo tempo. Logo, a renovação passou a ser o sistema imunológico o qual expulsa a tradicionalidade”, explica.

Ainda de acordo com o especialista, para haver um ambiente corporativo inovador sustentável é fundamental ter, dentre diversos outros fatores, o apoio das lideranças. Sendo assim, para se destacar em 2021, a entidade deve absorver esses conceitos e estar em constante movimento. “Falhar deve ser visto como aprendizado. Contudo, existem metodologias de Customer Development, Lean Startup, Design Thinking, Business Model Canvas e, é claro, o Caminho Empreendedor e Corporate-Up - jeito da Semente - para auxiliar na obtenção de resultados qualitativos e quantitativos”, exemplifica Costa.

Nesse sentido, o head identificou alguns princípios facilitadores desse processo de modernização. Veja:

  • Trazer a inovação gradativamente, para ela se espalhar pela instituição organicamente;
  • Dar autonomia aos times com direcionamento, responsabilidade e confiança;
  • Sistemas descentralizados e transparentes;
  • Focar no problema a ser resolvido e na experiência do cliente (UX);
  • Aprender é mais importante ao invés de construir;
  • Pequenos passos são mais promissores em comparação a grandes apostas;
  • Envolver o público final em todo a transformação;
  • Tratar os colaboradores como clientes. Afinal, eles são os primeiros consumidores da marca;
  • Ter direção, metas e KPIs específicos.

O caos pode trazer coisas positivas

De nada adianta a renovação se não pensar nos impactos ao meio ambiente. “Sendo assim, incorporar a sustentabilidade aos produtos e serviços atendendo às necessidades por soluções ecologicamente corretas é mais uma tendência, inclusive já observada atualmente”, analisa o sócio-fundador da Palas e especialista em sistema de gestão, Alexandre Pierro.

Assim, o maior objetivo da restauração verde é equilibrar crescimento econômico e preservação da natureza. “As indústrias brasileiras estão crescendo de forma mais acelerada. Isso é ótimo, mas ainda não chegamos a um consenso sobre como e quanto preservar o planeta para garantir a sustentabilidade do desenvolvimento. Por isso, a hora de pensar verde é agora”, finaliza o especialista.

Embora muitas instituições tenham fechado ou ficaram suspensas por medo e para evitar maiores instabilidades durante a quarentena, ainda existem muito a ser feito. Inclusive, adequar a liderança com as renovações do mercado. Como? Investindo, seja na comunicação ou na melhoria dos serviços prestados.

O caos, muitas vezes, é potencializador de oportunidades. Mesmo diante de tantas incertezas trazidas pelas crises econômicas, por exemplo, alguns negócios foram iniciados e aumentaram suas conquistas enxergando luz no final do túnel. Ao longo da história foram vários cases, inclusive o Uber.

Portanto, busque estratégias inovadoras e fique atento às nossas dicas para sobreviver a esse tempo sem grandes preocupações. Então, explore as possibilidades e mantenha-se sempre atento e informado. Para isso, acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Assista também matéria do programa “Conexão Ilimitada”, da TV Nube: inovação é a melhor vacina contra a crise?

Como sua empresa tem reagido ao assunto? Você tem inovado em seu estágio, aprendizagem ou sua função?

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete