Muitas pessoas estão aproveitando a quarentena para desenvolver o inglês. Afinal, essa habilidade é, por vezes, caráter eliminatório em oportunidades e processos seletivos para empresas dos mais diversos setores. Portanto, se você está em busca de uma vaga de estágio ou de jovem aprendiz, se atente às sugestões desta matéria!

A maioria das pessoas com interesse ou domínio na prática do idioma original do Reino Unido apontam a dificuldade de, na hora de falar, não conseguir pronunciar uma palavra sequer. Isso implica na necessidade de praticar a conversação (em inglês, “speaking”). Essa habilidade, junto com “writing” (escrita), “listening” (escuta) e “reading” (leitura), formam os quatro pilares do dialeto e são os principais focos de quem quer aprender inglês.

Como treinar essa habilidade específica, se o aluno não encontra “gringos” todos os dias virando a esquina da sua casa? Pensando nisso, Nicole Bleidorn, especialista em conteúdo da EF English Live listou dicas de como treinar a conversação. Sugestões de mudanças simples na rotina de estudos capazes de ajudar a dar aquele “up” no seu inglês e ajudar a nunca mais travar. Are you ready? (Você está pronto?).

Vá sem medo

Nicole comenta como muitos alunos relatam medo de falar na língua estrangeira. Seja por receio de errar ou por virarem motivo de piada. “O professor existe para evitar isso. Assim como quando alguém de fora vem falar em português com a gente e nós fazemos de tudo para entender a pessoa, isso também acontece quando dialogamos com um nativo de outro país”, explica.

Segundo ela, o ideal é, desde a primeira aula, tentar formar frases curtas – construindo orações mais complexas conforme aprende. “Esse treinamento é ideal para, além de perder a fobia de se expressar, o aluno fixe melhor o conteúdo apresentado”, completa.

Insira o inglês no seu dia a dia

Você já deve ter ouvido frases como “quando você pensa em outra língua, fica mais fácil se comunicar”. A especialista confirma, “quando se formula a frase em português, apenas depois será traduzida palavra por palavra e só daí dirá em voz alta a mensagem pretendida. Leva muito tempo, não é? Por esse motivo, pensar direto é tão importante”, diz.

Experimente trocar a língua do seu aparelho celular para o inglês, por exemplo. “Como você já conhece os comandos praticamente “by heart” (de cor), não vai sentir tanta dificuldade em seguir com as atividades do seu dia a dia, mesmo não conhecendo todo o vocabulário”, orienta.

Dessa forma, enquanto estiver mandando mensagens no WhatsApp ou postando aquela selfie no Instagram, você vai ter contato com novas gramáticas e planejar sua próxima “action” (ação) em inglês. A mesma dica vale para todas as outras redes sociais. Consumir mais conteúdo internacional também é uma boa alternativa. Jornais, revistas, filmes e séries podem ser grandes aliados para inspirar a ter conversas, deixando sua habilidade cada vez mais desenvolvida.

Tire todas as suas dúvidas

Segundo a especialista, quanto mais você souber sobre a construção de determinada sentença, mais fácil vai ser falá-la. Por isso, é importante tirar todas as dúvidas sempre. “Lembre-se: não existem perguntas desnecessárias quando você está em processo de aprendizado”, aconselha.

Converse com seus amigos

Ter os amigos do nosso lado quando estamos conhecendo uma coisa nova pode facilitar a jornada.“É comum ter no seu círculo de proximidade quem também está aprendendo – por que não propor para essa pessoa praticarem juntos?”, indaga Nicole. Trocar mensagens, áudios, e-mails. A ideia é treinar e variar o assunto. Vale qualquer tema: time do coração, aquele seriado de seu gosto, o importante é praticar.

Talita Santos, estudante de letras, em São José dos Campos, procura interagir 100% do seu tempo com a sua melhor amiga somente em inglês. “Geralmente, a gente consegue se entender e começamos isso faz alguns meses, mas já vemos resultados interessantes”, comenta.

Para ela, isso é fundamental para a carreira. “Ainda mais na minha área de atuação, se eu não dominar as técnicas, provavelmente terei muitos problemas e oportunidades se fechando constantemente”, compartilha.

Expressões para ajudar na sua conversação

Quando estiver dialogando, mesmo sem saber o significado de todos os termos, normalmente é possível entender pelo contexto geral. Se ficar na dúvida, a especialista aconselha usar e abusar de frases como:

Sorry, I didn’t understand that.
(Desculpe, não entendi)

Could you repeat it, please?
(Poderia repetir, por favor?)

Could you speak a little slower/louder?
(Poderia falar um pouco mais devagar/alto?)

Could you explain it again?
(Poderia explicar novamente?)

Use essas expressões, entre outras possibilidades, sempre quando precisar.

Como melhorar o nível de inglês?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe