2020 finalmente terminou, mostrando como as metas estabelecidas no início de cada novo ciclo muitas vezes não dependem de nossa vontade para serem realizadas. Uma pandemia gravíssima nos deixou sem margem de ação. Um novo ano começou e a perspectiva é de um cenário um pouco mais propício. Isso não significa, no entanto, não ter aspirações para 2021. Veja mais! 

Para o escritor, influenciador e fundador da Fábrica de Mentes, Felipe Moller, saber como foi o momento passado e estar ciente da nova fase trará bastante dificuldades, porém, estaremos mais bem preparados para idealizarmos e atingirmos nossos objetivos. "2020 bateu forte na gente para aprendermos e agora, 2021 será um processo de cura", diz Moller. 

Planejamento é a palavra de ordem

Moller destaca a necessidade de gerenciarmos nossas expectativas para 2021 a fim de sermos bem-sucedidos em nossas empreitadas. De acordo com o influenciador, se os últimos doze meses mostraram como sonhos grandiosos podem facilmente ruir, ele deixou evidente também a necessidade de planejamento: “é essencial para trazer um pouco de ordem ao caos”, afirma. 

Metas de curto prazo

Nesse sentido, o fundador da Fábrica de Mentes enfatiza a importância de objetivos factíveis de serem realizados a curto e médio prazo, os quais chama de metas pés no chão: “assim as pessoas conseguem colocá-las em prática e evitar a frustração, obtendo um poder de crescimento muito maior”, destaca. 

O influenciador pondera ainda: “é possível realizar ideias ambiciosas em pouco tempo, como, por exemplo, ficar milionário de um dia para o outro. Nesse caso, basta comprar o bilhete premiado da loteria”, brinca. É possível, mas a chance de isso acontecer é muito pequena. Daí, segundo ele, a importância de começar aos poucos, para crescer paulatinamente em suas intenções.

Visualização

Nesse sentido, o primeiro passo, segundo o escritor, é a análise da situação atual e a projeção de um futuro próximo. “Trata-se de um exercício de visualização e imaginação. Feche os olhos por um instante e imagine-se no dia 31 de dezembro de 2021, pergunte a si mesmo onde e como quer estar nessa ocasião”, diz. 

Mais uma vez, o especialista destaca a relevância de estabelecer construções realistas. “Se sua mente for muito longe, traga-a para perto”, orienta. Outro exercício essencial é dividir o prazo para a realização de seu objetivo em espaços menores. “Você idealizou quais sonhos deseja realizar no período de 2021. Pense como quer estar em seis meses a partir de agora, depois em três e assim sucessivamente”, diz. 

De acordo com Moller, ao decompor em pequenos passos, é possível detectar com mais clareza quais são as necessidades para começar a fazer a partir de amanhã para obter o resultado do futuro. O influenciador digital aconselha ainda: “não há mal algum em ter sonhos ambiciosos e isso é bastante positivo a fim de se manter ativo na busca pela felicidade. Contudo, sublinha a necessidade de estipular períodos maiores para sonhos grandiosos se concretizarem”, orienta. 

Moller recomenda ainda controlar a ansiedade e evitar grandes saltos: “pois o tempo passa rápido e logo o objetivo tão sonhado se realiza. Porém, para isso acontecer é necessário pensar no amanhã. Tente conquistar o básico. Ao fazê-lo, você terá uma noção de como pode atingir alvos maiores lá na frente”, comenta.

Disciplina 

Por fim, o gestor destaca: “a palavra-chave para a realização é a disciplina e não a força de vontade.” Ou seja, de acordo com ele, depender apenas da motivação para conquistar seus objetivos é impossível. Conforme Moller, o engajamento não pode ser a grande responsável pela ação e pelo sucesso, pelo contrário, ele advém do resultado e esse só é conquistado a partir da disciplina. 

Metas para carreira

Para o headhunter e escritor Joseph Teperman, ao ampliar sua mente para novas perspectivas, você conseguirá expandir sua carreira: “seja menos apegado a um papel profissional ‘sou engenheiro e preciso atuar como tal’. Não! Você é uma pessoa com múltiplas habilidades, e é um desperdício passar a vida achando ter só um talento para desempenhar uma determinada função. Um engenheiro também pode cozinhar muito bem e se destacar no cenário gastronômico, não é mesmo? Os rótulos são muito limitantes, livre-se deles”, destaca. 

Quais são seus sonhos para os próximos meses? Acompanhe as matérias e conteúdos do Nube para mais dicas e orientações.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe