Segundo o último estudo sobre as “Melhores Empresas para Trabalhar”, no Brasil, as premiadas estão três vezes à frente no estágio acelerado de inovação em relação as não contempladas. Assim, 58% dos respondentes têm muita confiança na alta liderança e 36% têm convicção suficiente. Ou seja, excelentes locais de serviço inspiram a segurança da equipe também.

A felicidade no trabalho traz benefícios incríveis

De acordo com o levantamento, cada instituição recebeu, em média, 1.334 sugestões de funcionários e 58% delas foram colocadas em prática. Isso gerou um ganho de 207 milhões de reais por organização. Aliás, 87% das melhores companhias de 2020 possuem algum meio de receber recomendações e ideias vindas dos colaboradores.

Nesse sentido, para engajar os internos é fundamental fazer um acompanhamento contínuo das equipes, entendendo o grau de envolvimento com as atividades e o significado do trabalho em suas vidas. Dessa forma, é possível promover um espaço acolhedor e empático, priorizando o bem-estar, a valorização e as chances de crescimento.

 

 

Por isso, ter uma cultura organizacional forte é determinante. Assim, o Great Place to Work® (GPTW) elencou alguns benefícios de ter um time motivado e alinhado. Veja:

  • Rotatividade três vezes inferior ao restante do mercado - quando estimuladas, as pessoas tendem a permanecer no emprego;
  • Retorno financeiro três vezes mais atraente para acionistas - cooperadores felizes e autoconfiantes são 12% mais produtivos;
  • Elevação da confiança interna e do engajamento - a comunicação entre líderes e contratados, com feedbacks bem construídos ajuda a elevar o nível recíproco de confiança e comprometimento.

Para o diretor executivo da regional Rio de Janeiro do GPTW, Roberto Mosimann, nos últimos anos, várias corporações vêm se aproximando da consultoria, tanto por fortalecimento de marca como para melhoria nos processos de gestão. “Isso é importante porque com a incorporação da nossa metodologia, todos ganham: a entidade, as pessoas e a sociedade”, explica.

O cuidado é a palavra-chave

Profissionais envolvidos têm comportamento de dono, participando das atividades e decisões com maior entusiasmo e senso de pertencimento. Assim, eles defendem a marca, os projetos e as atividades com propriedade, pois acreditam naquilo. Isso desenvolve neles um desejo genuíno de entregar excelência e eficiência nas tarefas. Por isso, vemos muitos acordarem cedo e cumprirem a jornada, chegando a ultrapassar o limite de horas, tudo porque estão felizes e realizados.

Logo, pessoas autoconfiantes impactam positivamente todos locais os quais interagem. “Estar em um ambiente preocupado com seu bem-estar integral, promovendo conversas difíceis e estimulando seu desenvolvimento pessoal, abre ainda mais espaço para o sentimento de pertença e valorização de estar ali dentro”, avalia a talent acquisition senior da RD Station, Júlia Fantini, de Florianópolis (SC).

Tudo deve começar de dentro para fora. Afinal, o staff é o porta-voz da corporação e a faz continuar existindo. “Quando me perguntam ‘o que te faz ficar na RD?’ ou “o que você mais gosta da empresa?’, a primeira resposta é sempre a mesma: o time. Esse sentimento de empatia entre a galera é reflexo da cultura da RD, de como ela é comunicada e como é vivida organicamente. Todos RDoers (como nos chamamos aqui) têm contato com o Culture Code desde o processo seletivo - é um documento escrito pelo nosso CEO e fala de seis pontos essenciais da cultura institucional. Quando entramos na RD, logo nos primeiros dias, é como se esse arquivo ganhasse vida. É possível ver o comprometimento e a conexão com esses seis apontamentos”, finaliza Júlia.

Portanto, encante seu público interno. Aposte no seu capital humano e invista em treinamentos específicos para cada área de atuação. Além disso, considere todos os stakeholders para definir algo, entenda as políticas internas, construa um diálogo consistente e confie nos seus contratados. Essas são algumas atitudes esperadas dos chefes, principalmente, diante de momentos instáveis. Não se esqueça: todos estão no mesmo barco.

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