Mesmo com a crise econômica, setores da economia retomaram suas atividades e algumas empresas, na contramão da turbulência, continuaram seus processos seletivos. Segundo dados da Talenses, coletados em março deste ano, 42,9% das corporações prosseguiram com os eventos de integração de forma on-line, integral ou parcial. Para acolher os novos profissionais, muitas organizações permaneceram com eventos de integração, sobretudo nesse momento de distanciamento social, pois colaboradores precisaram se adaptar ao regime de home office.

 

Onboarding

 

Os processos de onboarding, inglês para integração, em geral são organizados por times de treinamento especializados. Elas apresentam as normas e políticas da organização e contam com a participação dos gestores, os quais trazem para os novos contratados as demandas e diferenciais de cada departamento.

 

“Reduzimos a carga horária da integração para não ficar muito cansativa, pois está sendo realizada no ambiente on-line. Antes, os encontros duravam todo o expediente. Agora, fazemos apenas em meio período, mas ainda sim buscamos garantir a proximidade com as pessoas, para se sentirem parte da equipe em todos os momentos”, explica Renato Zacharias, diretor da RB, companhia especializada em gestão de benefícios localizada em Guarulhos (SP).

 

Pesquisa de satisfação

 

Para avaliar a qualidade do evento e saber se será necessário aplicar algumas mudanças, as pesquisas de satisfação para os participantes são essenciais. “O feedback dos novos colaboradores é muito importante para a companhia avaliar quais pontos devem ser melhorados e até mesmo apontar novas oportunidades. Nele, são avaliados os gestores, os departamentos e o acolhimento da instituição, aponta Zacharias.

 

Para garantir o entrosamento no trabalho remoto, o setor de RH deve monitorar o rendimento dos funcionários e verificar como está a inserção dos novos contratados em seus respectivos departamentos. “Após um mês da integração, a equipe de treinamento entra em contato com o colaborador para verificar como ele está se saindo. Se está com alguma dúvida sobre o trabalho e como está o relacionamento com os gestores”, comenta Zacharias.

 

Além disso, as empresas também precisam apostar na integração entre os setores. Nesse momento, é acionado o departamento de qualidade, o qual possui um canal aberto para receber demandas de toda a corporação. “Quando mantemos uma proximidade com os setores podemos identificar necessidades específicas e propor treinamentos para auxiliar. Essas atividades podem ser tanto com apenas uma área quanto unindo toda a equipe. Claro, cada setor tem suas necessidades, mas em uma corporação todos precisam trabalhar juntos para o resultado final aparecer e, por isso, a integração e os treinamentos são tão essenciais na rotina”, finaliza o especialista.

 

Engajamento

 

Integrar um trabalhador ao time é indispensável para garantir o engajamento emocional dele ao novo ofício. Por esse motivo, grandes organizações estão tão preocupadas em promover um processo de agregação de novos funcionários de alta qualidade. 

 

Na visão da analista de RH Mariana Gomes, a prática precisa ser permanente. “A instituição precisa ser um local benéfico, saudável e inspirador. Isso cria laços afetivos entre a companhia e seus funcionários, reduz o desgaste com o labor e aumenta a motivação”, afirma.

 

Como é o processo de onboarding na sua empresa?

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