No dicionário, a palavra criatividade é descrita como qualidade ou característica de quem é criativo, possui inventividade, inteligência e talento para inovar. Apesar de muitos não acreditarem nessa ideia, ela se trata de uma personalidade viável para todos nós desenvolvermos ao longo da vida. Saiba mais!

A criatividade no ambiente de trabalho

O economista e professor Luiz Alberto Machado, considera ser uma competência capaz de nos mover a pensar soluções, resolver problemas, criar alternativas, percorrer caminhos diferentes e produzir novos projetos. “No campo profissional, essa habilidade pode representar o diferencial em direção ao sucesso. Nos últimos anos, o mercado de trabalho passou por diversas reformulações. Cerca de 1.598 categorias de empregos foram criadas, o dobro de 2018, e um dos principais requisitos das novas vagas é a criatividade”, explica.

Em 2015, essa característica era a 10ª mais importante para o mundo dos negócios. De lá para cá, ela foi subindo algumas posições e hoje é uma das três principais para quem busca se tornar um profissional bem-sucedido.

Para Lucymeire Ferraz, diretora na Absolut Technologies, as inovações vêm das pessoas, do ambiente, da flexibilidade e da autonomia. “O exercício de uma cultura como essa, nos inquieta com pensamentos críticos, permeados por muita responsabilidade e engajamento. Ao incentivar um “senso de dono” da instituição, chamado de perfil intraempreendedor, amplia-se essa consciência de inovação e responsabilidade coletiva”, sugere a gestora.

O caminho, segundo Lucymeire, está no autoconhecimento e no desenvolvimento de inteligência emocional. “Os líderes devem saber explorar as individualidades de cada profissional, levando feedbacks e tendo sensibilidade para fazer leitura de seus colaboradores. É importante lembrarmos como cada um tem uma habilidade e conhecimento diferenciado e será bastante útil no momento de encontrar soluções de inovação”, orienta.

O papel na educação

Segundo a Fundação Iochpe e o Instituto Arte na Escola, os processos criativos deveriam ser parte de um componente curricular obrigatório nas escolas. Exigindo professores especialistas nessas áreas. “Durante a vida escolar, os alunos são apresentados a diversas situações as quais os ajudam a aprender e a internalizar os conteúdos trabalhados em sala de aula. Sendo assim, o desenvolvimento das habilidades desde a educação infantil é essencial para garantir uma formação integral do estudante”, comenta Machado.

A inventividade será útil para a criança não só na infância, mas também na vida adulta, seja nos relacionamentos ou no ambiente de trabalho. “Assim como no desenvolvimento de outras competências, os mais novos tendem a ter mais facilidade para despertar essa competência no âmbito escolar. Por isso, é fundamental o papel do educador para ajudar seus alunos a aperfeiçoarem, desde pequenos, essa importante habilidade”, afirma o especialista.

Um método eficiente e simples é proporcionar atividades estimulantes, envolvendo os estudantes na resolução de problemas. Essa ação fará os educandos pensarem e apresentarem resoluções de acordo com os seus interesses e desenvolvimento inovador. “É importante se sentirem em um ambiente confortável para eles se expressarem. Para isso, todos os envolvidos precisam estar dispostos a ouvir e apoiar uns aos outros”, aconselha Machado.

Você se considera uma pessoa criativa e inovadora? Acompanhe as matérias do Nube para mais dicas e orientações.                          

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe