Atualmente, o rendimento é um tópico relevante não apenas no mundo dos negócios, mas também na vida pessoal. Diante do início do novo ano, é comum ter a sensação de não ter tido tempo suficiente em 2020 para cumprir todas as tarefas propostas. 

 

Contudo, produzir mais não é sinônimo de aumento de horas de trabalho. A chave é saber conciliar melhor o período disponível para realizar os afazeres profissionais, do estágio ou aprendizagem, e ainda poder dedicar-se ao lazer, sem aquela sensação de sobrecarga. Afinal, o descanso adequado também impacta na qualidade.

Michel Helal, especialista em produtividade, do Rio de Janeiro (RJ), deixa sete passos para te ajudar a ser mais produtivo e alcançar seus sonhos:

 

 

Compromisso pessoal. Para você ter uma ideia, segundo pesquisa realizada pela SLAC® Coaching, menos de 8% dos brasileiros conseguem cumprir as metas estabelecidas em sua totalidade. Por isso é importante mapear quais objetivos estão alinhados ao seu propósito de vida para tirá-las do mundo dos sonhos e transformá-las em realidade.

Evite ser  multitarefa. Ao contrário do imaginado, alternar entre as atividades ao invés de focar em cada uma delas individualmente gasta 40% de tempo a mais. E quem averiguou isso foi a pesquisa realizada pela American Psychological Association. Então seja monotemático, determine suas prioridades e aloque períodos suficientes para cada tarefa. Dessa forma, você pode trabalhar nas questões importantes primeiro e ter horas suficientes para concluir o resto de suas atividades.

Desative as notificações do seu celular. Ou desligue seu telefone durante o horário de trabalho para evitar verificá-lo a todo instante. O mesmo se aplica ao seu computador se tiver ativada as notificações na área de trabalho. 

Gerenciar interrupções. Existem certas interrupções inevitáveis no home office ou no escritório, como aquela pausa para cozinhar, seu gerente solicitando uma vídeo reunião rápida ou um colega pedindo ajuda. Para lidar com isso, sua melhor abordagem é informar as pessoas ao seu redor sobre sua necessidade de foco. Ative seu status como “ocupado / indisponível” em seu aplicativo de chat corporativo e avise para seus familiares: “estou desenvolvendo uma atividade importante”.

Ao prever e ter um plano em vigor para gerenciá-los, isso minimizará suas chances de ser afetado por interrupções.

Não procrastine tarefas chatas. Todos nós temos um afazer grande e importante, mas não queremos fazer. Contudo, precisamos realizar porque ela tem a maior consequência se não a concluirmos. Então, ela deve ser a primeira função do seu dia!

Faça pausas. Elas são essenciais para manter a produtividade. Trabalhar na frente de um computador pode levar a um estilo de vida sedentário. Isso pode elevar o risco de doenças cardíacas, diabetes e obesidade. Mesmo um micro-break de 30 segundos pode aumentar seus níveis de rendimento em até 30%.

Beba água. É fácil esquecer de beber bastante água durante o dia. Muitos de nós recorremos ao chá ou ao café porque a cafeína nos mantém vivos. No entanto, assim como nos intervalos, se hidratar é essencial para manter os níveis de atuação. 

Não beber H2O suficiente pode causar desidratação e também dores de cabeça, cansaço e ganho de peso. Uma boa dica para evitar a desidratação é manter uma garrafa em sua mesa, pois ela pode servir como um lembrete constante.

Organização

A chave da produtividade é saber conciliar melhor o período disponível para realizar os afazeres profissionais e ainda dedicar-se ao lazer, sem aquela sensação de sobrecarga. Afinal, o descanso adequado também impacta na qualidade dos resultados.

 

Para Marina Vicenza, consultora de RH, a organização também é crucial para a pessoa não se dispersar. “Deixar tudo digital, sem papel e com mesa limpa é a preferência de alguns, mas também existe a escolha de fazer anotações físicas. O ideal é encontrar a forma mais condizente com o seu perfil, a fim de otimizar horas e processos”, explica.

 

Quais são seus planos para ser mais produtivo em 2021?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe