Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-para-ingressar-na-area-de-ti

Dicas para ingressar na área de TI  

Notícia | 12/01/2021

Lays Emily

Todos os anos, são publicadas diversas listas com projeções de profissões em alta ou os setores mais promissores para os próximos meses. Há algum tempo, a tecnologia da informação, mais conhecida como TI, está sempre entre elas, pois trata-se de uma área imprescindível no mundo conectado atual.

Segundo Luciana Pinheiro, diretora da Citrix Brasil: “as instituições estão percebendo a importância do fornecimento de ferramentas adequadas e flexíveis. Porém, não é tão simples e não se restringe apenas a garantir a entrega da tecnologia. Trata-se, sobretudo, de proporcionar uma boa experiência ao colaborador”, explica.

De acordo com ela, a área de TI assumiu uma posição protagonista dentro das empresas e tem hoje um papel muito mais estratégico e ligado aos negócios. “A tecnologia de ponta é necessária para ajudar companhias a fornecerem flexibilidade e serem bem-sucedidas em suas atividades-fim”, destaca Luciana.

Pensando nisso, e em atrair cada vez mais profissionais qualificados ao mercado, Caio Lopes, co-fundador e diretor de tecnologia da Mobile2you, destaca algumas dicas para quem deseja ingressar nessa área. Veja mais!

Defina seu objetivo

Sabe aquelas perguntas feitas pelos recrutadores em processos seletivos? Segundo o especialista, é importante pensar nelas e em como aplicá-las em sua vida. “Ter um mindset daqui a cinco ou dez anos? Todas essas perguntas ajudam a moldar o seu objetivo, então programado para o sucesso pode fazer toda a diferença! Então, como você se imagina reflita bastante e tente definir respostas capazes de te guiar e nortear seu futuro”, comenta.

Escolha um bom ensino

Hoje existe uma infinidade de cursos de TI. Pagos ou gratuitos, de 15 dias ou três meses, presenciais ou a distância. Porém, apesar de ser sempre útil aprender e continuar estudando, a melhor base, de acordo com Lopes, virá da faculdade. “Lá você vai desenvolver um leque amplo de conhecimento básico na área e a partir daí, traçar sua rota para o futuro, determinando qual percurso seguir. Porém, é importante ter em mente: cursar uma boa universidade pode abrir portas nunca imaginadas. Vale sempre lembrar, apenas deter conhecimento não tem significado. Para ter sucesso, é preciso aplica-lo”, destaca.

Aprenda Inglês

“Sem essa de the book is on the table”, brinca o gestor. O mundo está cada vez mais conectado e as tecnologias tornam possível não existirem barreiras geográficas entre nós. “Assim, o inglês é o idioma universal para se comunicar com outros profissionais da área, e seguirá sendo por muitos anos. Além disso, grande parte dos softwares e ferramentas estão nessa língua, então, é muito importante ter o domínio do idioma para não ficar para trás. É um investimento capaz de agregar muito às nossas vidas, então seja trabalhando, viajando e conhecendo pessoas novas, ter o inglês em dia é fundamental”, afirma Lopes.

Desenvolva as Soft Skills

No setor de TI é preciso conhecer muito e gostar de computação, programação e diversos outros atributos técnicos. No entanto, o diferencial estará na habilidade de ter soft skills. “Elas são definidas pela sua capacidade de se relacionar com pessoas, de resolver problemas e de lidar com diferentes situações. Competências emocionais e comportamentais bem trabalhadas e desenvolvidas, podem diferenciar e alavancar tanto sua carreira quanto os resultados de sua corporação. Então lembre-se, é importante sair um pouco da frente do computador e ter contato com outras pessoas, treinando suas habilidades não-técnicas”, aconselha o diretor.

Adquira experiência

Após muito estudo, treino e preparo, é a hora da verdade: o estágio. Como a área está em constante expansão, não faltam oportunidades para adquirir experiência em diversas companhias. “Sejam elas startups ou multinacionais, todas vão agregar muito ao seu conhecimento e te dar expertise de mercado, e com o tempo você vai se tornar um verdadeiro ninja em TI!”, afirma o especialista.

Você tem interesse nessa área? Para mais dicas e orientações, acompanhe as matérias e conteúdos do Nube.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete