Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-se-organizar-financeiramente-em-2021

Como se organizar financeiramente em 2021?  

Notícia | 08/01/2021

Lays Emily

Depois de um ano totalmente atípico, no qual todo planejamento se perdeu por causa de uma pandemia, muitas pessoas se perguntam se vale a pena se planejar para 2021, principalmente na parte financeira. Segundo especialistas, ainda é fundamental pensar nesse aspecto!

Poupar dinheiro é um grande desafio, principalmente no Brasil. Segundo a pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção de Crédito (SPC Brasil), 75% dos brasileiros não fazem qualquer tipo de economia. Para o fundador do Grupo The One e especialista em educação financeira, Uesley Lima, o primeiro passo é se organizar e analisar o quanto você ganha e o quanto gasta para, com isso, estabelecer uma quantia para poupar todo mês. “Esse hábito entra na fase de acumulação”, destaca Uesley. Ou seja, o momento no qual o indivíduo trabalha e acumula o máximo de recursos ao seu alcance ao longo da vida, seja em bens materiais ou em dinheiro.

Para Reinaldo Domingos, educador financeiro do canal Dinheiro à Vista, as pessoas planejadas passam melhor por imprevisto, pois possuem uma melhor visão do futuro: “é mais fácil adequar um caminho e não construí-lo do zero. Assim, colocar no papel as despesas previstas é o primeiro passo para não se endividar. Para quem não tem o hábito de planejar o uso do dinheiro, o momento é agora: a virada é um marco na mudança comportamental", afirma.

Pensando em te auxiliar nesse processo, veja algumas dicas!

Coloque no papel

Coloque no papel os compromissos dos próximos 12 meses, como datas comemorativas, pagamento de impostos (IPVA e IPTU), matrícula e material escolar entre outros. “Registre o valor previsto a ser gasto com cada uma dessas atividades. Claro, os números podem mudar no meio do caminho, mas é importante já ter uma ideia para se programar”, destaca Domingos. Caso tenha parcelas de compras feitas e se estendendo para 2021, elas também devem estar registradas, para fazer parte do orçamento financeiro dos meses seguintes.

Fale com a família

Sente e converse com todos os integrantes da família, inclusive as crianças, para falar sobre os sonhos individuais e coletivos. “Esse é um passo muito importante para mudar a forma como o lar lida com o dinheiro, passando a entender como é um meio para realizar sonhos. Viajar, trocar de carro, casa ou sair das dívidas são objetivos a serem considerados”, aconselha o especialista.

Pesquise os sonhos

Procure saber quanto custam realizar suas metas e faça cotações até achar a melhor possibilidade de preços para realizá-las. “Assim você tomará os primeiros passos para realizar sonhos. Guarde dinheiro e escolha o melhor investimento de acordo com o prazo de realização de cada um. Para objetivos de curto de até um ano, coloque na caderneta de poupança, para os de médio prazo, de um a dez anos, no CDB, Tesouro Direto, fundos de investimento. Já aos de longo prazo, acima de dez anos, Tesouro Direto, previdência privada e ações são boas opções”, comenta Domingos.

Reduza despesas

Façam um diagnóstico financeiro, ou seja, anotem todo o gasto ao longo de um mês, separando as despesas por categorias: energia elétrica, água, alimentação, combustível, telefone entre outros. “Para saber exatamente se pode diminuir ou até mesmo cortar algo. Acreditem, todos nós temos, pelo menos, 20% de desperdício ou exagero nas contas. Assim também saberá como está gastando cada centavo do dinheiro”, destaca o gestor.

Alerta: inadimplência

Caso esteja inadimplente, é necessário fazer uma verdadeira faxina financeira, buscando a causa do problema. “Não adianta procurar o credor para pagar sem saber das suas possibilidades, do quanto possui para quitar as parcelas, então pode acabar se enrolando ainda mais. Reeduque-se financeiramente para uma vida nova”, finaliza.

Como você planeja organizar suas finanças? Acompanhe as matérias e conteúdos do Nube para mais dicas e orientações.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete