No ano de 2020, o mercado de trabalho e de contratações sofreu grandes mudanças e ensinou importantes lições para profissionais e para as organizações. De um lado, tínhamos a adaptação dos contratados ao lidar com um cenário mais flexível e remoto, enquanto as empresas precisavam se adaptar ao mundo do digital e às novas rotinas de trabalho.

Segundo a especialista em RH, Denise Asnis, o mercado ainda sofrerá com muitas alterações e uma das tendências vivenciadas nos próximos anos será a rotina híbrida, as novas estratégias de retenção de talentos, os processos seletivos focados em diversidade entre outros. "O último ano foi desafiador e trouxe inúmeras transformações. Porém, apesar disso, ele veio para nos lembrar, durante as crises aprendemos e evoluímos. Essa rotina de trabalho mais flexível trouxe uma nova visão para o mercado e as instituições puderam criar ações mais estratégicas, alinhadas com seus valores e objetivos", comenta a profissional.

Já para o próximo ano, novas situações serão percebidas. Veja mais!

Rotina híbrida, talentos globais e novos formatos de contratação

O modelo de home office ou anywhere office, adotado por muitas empresas, trouxe grande flexibilidade e, consequentemente, impactou no modelo de contratação. Isso porque permite às organizações contratarem pessoas de diferentes partes do país e do mundo e tudo de forma 100% digital. "Essas inovações foram ótimas pois impactaram positivamente nas rotinas de trabalho. De um lado, os colaboradores conseguiram ter mais flexibilidade e independência, as instituições puderam se conectar com diferentes regiões, trazer mais diversidade para o time e conseguiram fazer essa seleção de uma forma diferente, pois o digital ajudou muito nesse sentido", comenta Denise.

O Nube, por exemplo, disponibilizou a possibilidade de companhias e estudantes de todo o Brasil se conectarem e participarem de processos seletivos de estágio por meio de ferramentas de vídeo e digitais. De acordo com dados da Revelo, a modalidade cresceu 40% durante a pandemia.

Processos seletivos focados em diversidade, inclusão e soft skills

As corporações darão mais atenção para as questões de diversidade e as seleções passarão a ter um olhar maior para as soft skills. "Isso nos leva a duas tendências: as contratações serão apoiadas na avaliação de perfis profissionais e pessoais. A segunda está focada em pessoas com excelentes habilidades comportamentais frente ao conhecimento necessário ou formação", destaca a especialista. De acordo com Denise, em 2021, as admissões irão avaliar a qualidade do pensamento estratégico e inovador do candidato e a capacidade de adaptação e agilidade para solucionar problemas.

Novas estratégias para a retenção de funcionários

Os benefícios e a assistência médica serão usados como estratégias para reter os melhores profissionais nas instituições. "O mundo corporativo deve democratizar esse benefício não só em valor, mas em modalidades. As empresas precisam pensar em diferentes formas de oferecer cuidado médico, inclusive, para os profissionais part time ou atuando em projetos", diz a cofundadora da Taqe.

Transição de Carreira

Uma grande aposta para o próximo ano é a migração de profissionais para a área de tecnologia. Dentre os segmentos em destaque estão a segurança da informação, ciência de dados, engenharia de software, infraestrutura de TI e business intelligence. "O mercado em 2021 exigirá ainda mais o domínio de ferramentas tecnológicas, será um grande fator de diferenciação e uma enorme vantagem competitiva", ressalta Denise.

Contudo, não basta conseguir os melhores trabalhadores do ramo. As empresas também devem se equipar com as ferramentas adequadas. Afinal, ter o ofício impedido por computadores lentos, por exemplo, faz os trabalhadores ficarem desencorajados a produzir melhor. “Nenhum profissional gosta de sistemas defasados. A falta de modernização acaba desmotivando e fazendo os talentos mais competentes irem embora. Além disso, a tecnologia de ponta garante mais períodos livres para as atividades táticas”, pontua Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP – Soluções e Robôs para Contact Centers.

Quais serão as estratégias de contratação e retenção de talentos em sua empresa neste ano? Conte com o Nube para mais dicas e orientações.

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