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Como tornar sua empresa referência em 2021? 

Notícia | 06/01/2021

Gabriela Vasconcelos

Quais fatores levam uma corporação a ser o sonho para um profissional? Esse tipo de admiração é cada vez mais comum. Pode acontecer com corporações grandes, as quais já possuem nome no mercado, mas também com aquelas iniciantes e se tornando famosas pelo ambiente descontraído. Assim, cada dia mais está em alta o valor entregue pela instituição aos seus funcionários. 

 

Segundo a pesquisa Millennial Careers: 2020 Vision, feita pela ManpowerGroup, a Geração Y - ou Geração Milênio, dos nascidos entre 1980 e 1990 - será uma força de trabalho com maior representatividade no mercado em 2020. Esse grupo é conhecido por colocar o propósito acima de outros valores, por exemplo, na hora de buscar uma oportunidade. Assim, os processos seletivos e de integração precisam gerar encantamento.

 

Na visão de Vitor Matias, especialista em liderança, o bom espaço organizacional leva o funcionário a trabalhar sem temor. “O medo de errar faz o colaborador executar o mínimo possível. Logo, um local o qual estimula a adoção da criatividade e do diálogo construtivo traz o sentimento de valorização individual e a disposição para contribuir com aquela dose extra de energia e vibração”, explica. 

 

Integração

 

Nesse processo, o onboarding é fundamental. Consiste nas boas-vindas dadas aos novos funcionários. O objetivo é apresentar e envolver o trabalhador na cultura, práticas e entrosamento com colegas, além de acolher o indivíduo com toda a sua bagagem e experiência.

 

Bianca Paraguassu, coordenadora de Clima e Cultura no Olist, localizada em Curitiba (PR), deixa três dicas fundamentais para você proporcionar uma experiência incrível para os seus empregados e retê-los por mais tempo:

 

1) Comece de dentro para fora

 

Quais aspectos os seus empregados mais valorizam na companhia hoje? Para seu onboarding ser referência, a organização precisa ser o primeiro exemplo para quem já trabalha nela. Por isso, converse com o seu time e entenda quais fatores fizeram as pessoas entrarem na corporação e quais as fizeram permanecer. Afinal, uma organização de destaque depende muito mais das percepções internas em relação às externas.

 

2) Desenhe uma jornada

 

Pense nos principais pontos os quais o indivíduo precisa saber sobre a instituição na qual está começando, capazes de fazê-lo se adaptar mais rápido à nova rotina e já começar a entregar resultados. Liste todos esses tópicos e comece a desenhar uma jornada, um caminho de aprendizagem para essa pessoa tem trilhar a fim de compreender a empresa de modo geral e como a sua função contribui para isso.

 

3) Feito > perfeito

 

Não espere ter tudo pronto para iniciar algo. Ideia boa é aquela compartilhada e colocada em prática. Comece pequeno, com o tempo e recursos disponíveis, aprenda rápido, melhore e escale. Além disso, tenha sempre uma escuta ativa e genuína, pois é sempre possível melhorar e, quando isso é feito por várias mãos, a chance de se tornar algo incrível é ainda maior.

 

Modelo Prático de Onboarding

 

Bianca ressalta: não existe uma receita de bolo dizendo o tempo mínimo ou máximo de duração para esse processo, nem acerca de quais conteúdos deve ter, pois isso varia de acordo com o momento do seu negócio. De toda forma, é fundamental a liderança apoiar essa iniciativa, pois ela vai gerar muitos resultados a médio e longo prazo.

 

O modelo atual do Olist, por exemplo, tem duração de dois dias e meio, sendo 100% remoto. As equipes trabalham em home office desde março de 2020. “Com a mudança de cenário decorrente da pandemia, conseguimos adaptar cerca de 90% das práticas do onboarding presencial, com duração de três dias, para o modelo on-line e estamos evoluindo sua estrutura a cada nova turma”, afirma a coordenadora.

 

Ela ainda recomenda esta estrutura para você iniciar a integração:

 

  • Boas-vindas com CEO;

 

  • Dinâmica quebra-gelo;

 

  • Cenário no qual a companhia está inserida;

 

  • História, missão, visão e valores;

 

  • Cultura, políticas e programas internos;

 

  • Mão na massa - vivendo a experiência de um cliente do negócio;

 

  • Apresentação de todas as áreas;

 

  • Fechamento.

 

Como é o processo de acolhimento em sua empresa?

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