Depois de uma temporada totalmente atípica, como foi 2020, todo mundo foca as esperanças em um próximo ano mais leve. Um dos pontos primordiais nessa busca é o lado financeiro, o qual para muitos está “de pernas para o ar”. Essa preocupação faz parte da sua lista de metas de 2021? Então, continue lendo e entenda melhor sobre o assunto!

Papel e caneta em mãos? Anote as dicas!

A virada para um novo período se mostrou complicada, com o fim dos benefícios governamentais e também com uma alta da inflação para itens básicos do dia a dia. Isso tudo somado ao descontrole de gastos no fim de ano, o desejo de presentear parentes e o sonho de viajar para o merecido descanso.

Além disso, o começo de uma nova jornada vem sempre acompanhado de inúmeros gastos, tais como o IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, entre outros. “Por isso, nesse período é fundamental promover uma ‘faxina’ monetária no orçamento e tentar minimizar as despesas”, explica o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e responsável pelo canal Dinheiro à Vista, Reinaldo Domingos.

Para ele, o problema não é o quanto se ganha, mas como se gasta. Nesse sentido, o especialista reuniu algumas orientações sobre educação financeira para ajudar nessa situação. Veja:

  • Registre mês a mês em uma agenda, um caderno ou de forma eletrônica os compromissos de 2021, tais como aniversários, datas comemorativas - dia das mães, dos namorados, dos pais, das crianças - além de compromissos como IPVA, IPTU, matrícula, etc. Assim, para cada evento é preciso anotar o valor de intenção do investimento e de gasto. Caso houver prestações já assumidas, você deverá planificar também, nos respectivos períodos;
  • No início da temporada, faça reuniões com a família, inclusive as crianças. Converse sobre os sonhos realizados e aqueles a saírem do papel nessa nova fase. Para cada um deles é preciso compilar o valor, o quanto será guardado e o tempo. Para a moçada esses desejos possuem tempos diferentes: curto até um mês, médio até seis e longo até um ano;
  • Em pesquisas já realizadas, nas famílias brasileiras foram constatados excessos de despesas de, em média, 20% (energia elétrica, água, alimentação, telefone, etc). Por isso, é preciso realizar um diagnóstico financeiro minucioso por categoria pelo período de 30 dias, incluindo até mesmo o cafezinho e as gorjetas. Só assim você descobrirá a finalidade de cada centavo do seu dinheiro;
  • Inove! Elabore um planejamento diferente dos últimos. Ele deve ter a seguinte composição: ganho menos (-) sonhos e menos (-) despesas. Logo, priorize as ambições antes da consumação esse é o segredo para realizá-las;
  • Tenha bem claro onde investir o dinheiro a curto prazo - Tesouro Direto (TD), caderneta de poupança - médio - CDB, TD, fundos de investimentos - e longo - TD, previdência privada e ações. O estagiário de engenharia, Eduardo Calza, pesquisou e decidiu arriscar. “Peguei uma quantia reservada para isso e resolvi aplicar. Aproveitei a queda de algumas ações e tomei a decisão. Antes certifiquei minha reserva de emergência, é claro”, avalia;
  • Aprenda a comprar apenas o necessário e elimine desperdícios. O consumo consciente é importante para todos. Portanto, ajuste as finanças ao seu real padrão de vida, pois de nada adianta ter muitas coisas para ostentar se o resultado será ter dívidas e um futuro incerto.

Deixar para trás velhos hábitos e implementar mudanças é um grande desafio. Todavia, se colocar em prática essas estratégias, verá resultados significativos. Basta dar o primeiro passo. Para isso, acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Assista também matéria do programa “Minuto Carreira”, da TV Nube: como controlar suas finanças?

Como está seu planejamento econômico?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe