O aumento da taxa de pessoas apresentando estresse impulsionado pelo trabalho ou mesmo sintomas de síndrome de esgotamento profissional, cresceu consideravelmente após a instalação da pandemia. Porém, para começar 2021 com o pé direito, é preciso pensar em maneiras de superar a adversidade.

Sobrecarga enfrentada por profissionais de todos os ramos

A crescente quantidade de tarefas associada à chegada permanente do trabalho a distância e à falta de controle sob os horários de lazer e expediente tornaram-se reclamações comuns e de alta propagação nos últimos meses. Isso pôde ser visto na pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado, na qual 80% dos entrevistados afirmaram trabalhar além do horário normal de jornada.

Tábata Lima passou por isso recentemente. Ela atua na área de marketing, em Campinas e conta ter enfrentado uma sobrecarga de incumbências. “Alguns membros da equipe tiveram de ser suspensos durante os meses mais severos da crise e suas atividades foram transferidas para mim”, conta.

Para ela, foi um período desafiador e extremamente cansativo, mas com o diálogo com a gestão, tudo se alinhou. “Nesse sentido, eu assumi maiores responsabilidades, mas a gerência entendia o fato de ser impossível uma pessoa só concluir aquele montante de obrigações”, compartilha.

Busca pela produtividade

Com esse cenário de busca incessante por maior produtividade, vista em diversos setores, a falta de estímulos psicológicos positivos, junto com a cobrança, causaram recorrentes situações de irritação para colaboradores inseridos em um panorama nunca antes vivido. A fim de alcançar novas formas de gerenciamento e de cuidado com os funcionários, a motivação se mostrou como uma das grandes ferramentas de líderes e gestores no enfrentamento da Covid-19.

Ferramentas estratégicas para melhorar as relações

A Benner, empresa de soluções de software de gestão, apresenta ferramentas estratégicas para transformar as relações entre corporação e equipes. “É possível classificar as válvulas de engajamento para os seus times em quatro grandes grupos: reconhecimento, aprendizado, segurança e dinheiro”, explica Sammy Roger, VP de Finanças da Benner. Para o executivo, alguns meios são essenciais para o estímulo de cada profissional:

  • Alinhamento diário com a equipe;
  • Criação de objetivos e metas claras;
  • Feedbacks construtivos periodicamente;
  • Conhecimento individual do perfil de cada profissional e de seus respectivos interesses;
  • Troca de conhecimentos entre os grupos;
  • Deixar evidente a importância do indivíduo para alcançar os objetivos traçados;
  • Demonstrar confiança nas ideias da staff;
  • Implementar benefícios e incentivos acessíveis;
  • Oferecimento de infraestrutura adequada;
  • Clima organizacional positivo;
  • Ferramentas capazes de ajudar na gestão da jornada de trabalho e na interação e compartilhamento de informação.

Ligadas proporcionalmente à produtividade de qualquer empreendimento ou negócio, as formas de mensurar a taxa de satisfação das pessoas se apresentam como uma maneira de verificar se os resultados obtidos são equivalentes aos esperados. Sammy Roger também aponta as melhores maneiras de monitorar esses números:

  • Ficar atento à rotatividade de talentos;
  • Reconhecer um padrão de ausências do pessoal;
  • Opinião do cliente;
  • Indicadores de treinamento;
  • Benefícios;
  • Indicador de acidentes de trabalho.

“A transformação digital na gestão de talentos é essencial nesse processo. Otimizar a mensuração desses resultados é sempre algo a ser buscado e um modelo moderno de RH faz toda a diferença, quando falamos sobre essas estatísticas. Muitas companhias, as quais já implementaram essas tecnologias, veem resultados significativos na educação corporativa, por exemplo”, completa o VP de Finanças.

Siga as orientações e comece 2021 melhorando o nível de satisfação coletiva da sua equipe! A auto motivação é importante?

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe