Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
jovens-e-hora-de-se-atualizar-para-nao-ficar-fora-do-mercado

Jovens é hora de se atualizar para não ficar fora do mercado! 

Notícia | 30/12/2020

Giovanna Cavalli

Diante desse período de revolução laboral, os empregos vêm mudando rapidamente nos mais variados setores. Tudo isso reflete a pandemia do coronavírus e as decorrentes adaptações de serviço. Assim, para se manter alinhado às transformações e não ficar de fora do mercado de trabalho é preciso desenvolver novas habilidades.

Vem muita novidade pela frente

Segundo a última pesquisa sobre o Futuro do Trabalho, feita pelo Fórum Econômico Mundial, até 2025 as funções redundantes diminuirão, sendo 15,4% dos trabalhadores para 9% (queda de 6,4%). Bem como, as profissões emergentes crescerão de 7,8% para 13,5% do total de funcionários de uma empresa.

Com base nesses números, em cinco anos há uma estimativa de 85 milhões de empregos sofrerem alterações por uma mudança na divisão laboral entre pessoas e tecnologia. Além disso, podem surgir cerca de 97 milhões de novas funções adaptadas para humanos, máquinas e algoritmos, em cerca de 15 setores estudados pelo relatório.

Por causa dessa competitividade entre essas partes, especialmente os jovens, precisam mudar a forma de encarar o mercado. Para a headhunter internacional e CEO da Soul Factor, Erica Castelo, por causa da queda de operadores tradicionais, nos próximos anos as gerações precisam se adequar às condições mais tecnológicas e comportamentais esperadas pela era digital, logo no começo da graduação. “Alguns cursos podem demorar para implementar a high tech em sua grade de estudo e, por isso, o próprio aluno deve ir atrás de atualizações por meio de treinamentos rápidos e complementares”, analisa.

Para a estagiária da Caixa Seguradora, Isabela Masson do Valle, de Brasília (DF), conhecer artifícios digitais, como o Pacote Office, por exemplo, e saber lidar bem com a Internet são requisitos importantíssimos para trabalhar. “A facilidade e rapidez no uso de recursos tecnológicos são uma ajuda essencial no dia a dia institucional. Além disso, auxiliam na análise mais aprofundada dos dados”, comenta.

Não há tempo a perder: agora é a hora de se atualizar!

Nesse sentido, alguns papéis serão cada vez mais redundantes até 2025, principalmente em funções como serviços de contabilidade, folha de pagamento, auditores, trabalhadores de fábricas e secretários administrativos e executivos. “As funções mais processuais, como contabilidade e administração, continuarão sofrendo com a competitividade entre mão de obra e equipamentos”, explica Erica.

Ainda de acordo com o estudo do Fórum, foram identificados cerca de 99 empregos em ascensão. Esses são voltados para funções novas de engenharia, computação em nuvem, desenvolvimento de produtos e Inteligência Artificial (IA). Contudo, esse não é o fim da força laboral humana, pois a interação pessoa-pessoa continua fazendo a diferença. Os setores de marketing, vendas e produção de conteúdo, por exemplo, precisam de maior compreensão, pensamento crítico e bom relacionamento interpessoal.

Por isso, essa é a hora de buscar conhecimentos e se especializar. “Com o home office tive mais tempo disponível para fazer cursos on-line e workshops de forma gratuita na web. Também participei de muitos disponibilizados pela ESPM, chamados pocket. Além disso, na empresa onde faço estágio tive várias trilhas e encontros virtuais sobre saúde mental e maneiras saudáveis para operar a distância”, complementa Isabela.

O Nube também oferece EADs gratuitos sobre gestão de carreira, marketing pessoal ou até mesmo como falar em público. Ainda é possível obter certificado de horas complementares, excelente para quem faz faculdade. Todavia, divulgamos semanalmente diversos cursos e eventos virtuais e gratuitos para você participar da sua casa. Ou seja, não existem mais desculpas para ficar parado no tempo.

Então, explore as possibilidades e mantenha-se sempre atento e informado. Para isso, acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Assista também matéria do programa “Conexão Ilimitada”, da TV Nube: como se preparar para ocupar os cargos de 2021.

Como você tem se atualizado para os próximos anos?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete