Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
autoconhecimento-e-essencial-para-um-futuro-brilhante

Autoconhecimento é essencial para um futuro brilhante 

Notícia | 29/12/2020

Lays Emily

Definitivamente 2020 entrará para a história como um dos anos de maior aprendizado para a humanidade. Convivemos com um inimigo invisível, trabalhamos em tempo integral de forma remota, lidamos com as dificuldades do expediente e com as responsabilidades da casa, família e/ou cuidados com os filhos. Por isso, desafios e novas conquistas foram observados!

Para a administradora, Rejane Matos, um dos aspectos de maior destaque foi a valorização da saúde e a necessidade de reconhecer a importância do outro: “é preciso conhecer a si próprio, suas fraquezas, fortalezas e limites emocionais”, afirma. O autoconhecimento passou a ser um aliado nesse turbulento período.

“Entender nosso potencial faz uma grande diferença em momentos cruciais”, ressalta Rejane. Justamente por isso, muitas empresas começaram a investir no preparo de suas equipes para desenvolver essa habilidade necessária tanto no campo profissional quanto no pessoal. Portanto, como estimular essa postura para o próximo ano?

Sobre escolhas

Segundo a especialista, ao trabalhar esse quesito é possível fazer ótimas escolhas: “as pessoas passam a entender suas preferências comportamentais e a dos outros com quem convivem, contribuindo para tornar o ambiente mais harmonioso e feliz”, destaca. Já para quem busca crescer na carreira, a recomendação é identificar seus valores: “assim, consegue traçar um caminho de sucesso concreto para sua carreira, bem como para a corporação”, comenta. Autoconhecer-se demanda dedicação e tempo, mas existem no mercado ferramentas capazes de tornar esse processo mais ágil e assertivo.

Dentre elas, Rejane sugere uma avaliação psicométrica: “essa análise pode ser completa e eficiente, pois, além de apontar as habilidades de uma pessoa, antecipa tendências comportamentais, preferências, o estilo de comunicação e quais são suas limitações, ajudando, inclusive, a escolher o curso com a maior probabilidade de sucesso na carreira, isso no caso de jovens em busca de seus sonhos profissionais”, orienta.

Para estagiários

Para quem almeja um estágio, esse fator é imprescindível. Saber reconhecer seus pontos fortes e aqueles com necessidade de se desenvolver faz toda a diferença. A estagiária de comunicação, Bruna Carvalho, comenta como essa visão a ajudou na busca da primeira oportunidade: “em entrevistas sempre perguntam sobre um defeito ou qualidade. Quando parei para pensar nisso, passei a me analisar e ver quais pontos eu poderia aprimorar”, comenta.

Para Rejane, quando olhamos em direção ao autoconhecimento, já ganhamos pontos: "saber qual é a sua tendência comportamental e extrair o melhor de todas as situações fará a diferença. Quem não vivenciou o conhecimento pessoal tende a não explorar todos os seus potenciais, ou seja, têm dificuldade em descobrir o verdadeiro propósito de uma trajetória sólida e feliz”, afirma.

O papel das instituições


Esse é um período no qual as corporações estão se organizando e planejando suas estratégias de negócios para 2021. “Por que não incluir no planejamento o investimento em ações focadas no bem-estar de suas equipes, principalmente aquelas relacionadas à saúde e ao desenvolvimento pessoal?”, questiona Rejane.

Outra ferramenta de muita importância é medir o nível de inteligência emocional dos colaboradores, uma habilidade bastante demandada neste ano. “Com o resultado dessa avaliação, os funcionários entendem como fazer a gestão de suas emoções e do outro. Isso revela se possui a capacidade de exercer um cargo de confiança e qual o tempo necessário para atingir o seu desenvolvimento formal e trazer resultados efetivos para a instituição no curto e médio prazos”, aconselha a especialista.

Você já tinha refletido sobre a importância de se conhecer melhor? Invista nessa ideia e comece o ano com metas e objetivos mais claros. Acompanhe também as matérias e conteúdos do Nube para mais dicas e orientações!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete