Enfim, 2020 está terminando. Um ano difícil e impactante para diversos setores da economia mundial. A pandemia e a crise mudou a forma como as pessoas se relacionam, tanto pessoal como profissionalmente. Nada será como antes, ainda mais no mercado. Pensar sobre esse cenário contribui para um ano de crescimento e evolução. Veja mais!

Para Ronn Gabay, especialista em benefícios, ao fazer um panorama geral do mundo corporativo, a ascensão do home office se tornou um expoente. “Logo, o escritório perdeu sua força e deixou de ser necessário por conta do trabalho remoto, elevando o nível de produtividade das equipes”, comenta.

Surge um novo RH

Muitos gestores precisaram se adaptar à nova rotina e, com isso, realizar a gestão à distância por meio de reuniões de vídeo. Outro aspecto importante mencionado pelo especialista se trata dos novos cenários do RH e sua relação com os colaboradores. “Um dos departamentos mais importantes das empresas precisou se tornar aliado da tecnologia. Dessa forma, houve um realinhamento de processos corporativos e novas formas de atuação”, destaca.

Entrevistas on-line

Dentre elas, as entrevistas on-line se tornaram uma alternativa para processos de seleção. De acordo com dados da Revelo, a modalidade cresceu 40% durante a pandemia. O selecionador do Nube, Vitor Caique Moura explica como funciona: “os encontros ocorrem a distância por meio de ferramentas de chamada de vídeo. Eles não exigem a presença física do candidato e do entrevistador, ou seja, possuem maior comodidade e economia de espaço e tempo”, diz. 


No entanto, apesar dos recursos, Moura ressalta como os critérios são os mesmos das seleções presenciais: “ambas as entrevistas avaliam o perfil profissional de quem busca a vaga. É muito importante ter uma postura adequada, uma comunicação clara e coesa e estar empenhado”, afirma.

Comportamentos essenciais

Além das mudanças nesse setor, Gabay também destaca posturas e novos comportamentos essenciais para o futuro das corporações: “os colaboradores esperam mais empatia, bem-estar e qualidade de vida de suas instituições. A tendência é aumentar a competitividade no nosso meio. A diversidade no pacote de benefícios, flexibilidade na rotina de trabalho, home office ao menos três vezes na semana e oportunidades de aprendizado e crescimento, tendem a gerar boas oportunidades, atrair e obter os melhores talentos”, explica.

Mudança de Mindset

Para ele, no entanto, a pandemia só intensificou essa necessidade. “Sem adotar esse novo mindset, as instituições podem perder suas aquisições. É preciso entender como o staff foi impactado tanto quanto os empregadores, muitos tiveram seus salários reduzidos, outros perderam empregos, isso sem falar na quantidade de áreas obsoletas por conta da crise. É preciso ter empatia nesse momento e entender a expectativa de todos”, orienta.

Expectativas dos colaboradores

Porém, quais são as perspectivas dos colaboradores para 2021? Segundo o especialista: benefícios mais estratégicos. “Recentemente eu li um artigo em um portal de notícias renomado sobre gestão. Falava sobre como o RH será 4.0 daqui para a frente e os benefícios flexíveis serão a grande pedida da vez. Empoderar o funcionário com as suas próprias escolhas é uma forma do contratante fazer um investimento mais assertivo, se destacar e conseguir os melhores contribuintes. Além disso, prova o quanto a companhia se preocupa em atender suas necessidades”, aconselha.

Dentre as demandas da mão de obra estão itens como plano de saúde, seguro de vida, auxílio funeral para sua família e agregados, além de outros incentivos como atendimento psicológico. “Para apoiá-los em suas funções, esperam auxílio com mobiliário para o home office, bolsa de estudos e reembolsos de despesas específicas como luz e Internet”, lista Garay.

Já para quem inicia no mercado, a legislação de estágio garante auxílios condizentes com as necessidades desse público como carga horária reduzida, para não atrapalhar os estudos. Ainda se o estágio for não-obrigatório, deve receber bolsa-auxílio, auxílio-transporte e recesso remunerado.

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