A pandemia provocada pela Covid-19 trouxe sentimentos de medo, angústia e ansiedade para todo o mundo. A quantidade significativa de mortes e as incertezas sobre esse novo vírus abalaram o nosso emocional. Porém, há uma saída para vivermos um 2021 melhor: a busca pela inteligência emocional.

Conceito de tríade

A treinadora comportamental, Karin Panes, explica o conceito de tríade, ou seja, pensamento, sentimento e ação. “O pensamento, as frases em nossa cabeça o tempo todo, controla o sentimento e o nosso desafio é entender o padrão das nossas emoções para sentir paz. Porém, não temos o hábito de refletir sobre o pensar”, comenta.

Para entender melhor, Karin ilustra: “por vezes, nós nos pegamos e nos apegamos às ações e os resultados e tentamos mudá-los, por exemplo: estou comendo demais e preciso parar. Devo estar ansioso. Motivado pelo sentimento de ansiedade eu como demais. No entanto, não é possível mudar esse comportamento por conta apenas do sentimento ou das consequências, ou seja, parar de se alimentar. É preciso descobrir quais são as razões para essa situação”, destaca.

Karin ressalta: é preciso aprender a pensar e entender como funciona nossa mente, assim prestaremos atenção e identificaremos quais são nossas motivações para determinada ação. “Se dormiu mal, por exemplo, quais eram suas reflexões antes de se deitar? Qual foi a qualidade de suas memórias na noite anterior para gerar essa ansiedade?”, questiona.

Com a intenção de substituir o medo e a angústia por conta da pandemia, a especialista sugere mentalizar intencionalmente algo capaz de gerar tranquilidade: "dessa forma, teremos esperança, tudo vai acabar bem ou teremos fé. Cada um precisa substituir uma ideia ruim por uma de paz”, aconselha.

Para um Natal melhor

Essa concepção é importante para a época de Natal, momento marcado por reflexões importantes sobre valores e esperança. Para quem foi colaborativo e generoso durante o ano, maiores são as chances de evolução pessoal e profissional, segundo estudo realizado pela Universidade de Berkeley, na Califórnia.

Segundo Flora Victoria, mestre em psicologia, conexões positivas no trabalho, marcadas pelo respeito, pela amabilidade e pela vitalidade já foram associadas a um foco mais elevado e, até mesmo, à diminuição de erros e de acidentes. “Tudo isso pode ser fomentado por meio de uma cultura organizacional permeada por estratégias de desenvolvimento da gratidão e da bondade”, afirma ela.

Bons hábitos mentais

Para quem deseja alimentar bons hábitos mentais, é preciso ir contra o fluxo mecânico. “Geralmente, os conceitos mais comuns dentro do nosso padrão de comportamento são automáticos, mas se você quer gerar uma substituição, ou esforço consciente, é preciso meditar em algo capaz de gerar como consequência uma determinada sensação. Por exemplo, muitas vezes diante de situações de estresse com um colega de trabalho, automaticamente queremos conversar com aquela pessoa para resolver o caso, mas estamos motivados pela raiva e muito provavelmente não será uma conversa amistosa. É uma noção inversa do resultado esperado”, destaca Karin.

O ideal para ter uma conversa pacífica é ir atraído por boas vibrações: “talvez um colega não tenha feito por intenção e não tenha notado como te magoou. Com a compreensão, a conversa provavelmente será mais proveitosa”, afirma.


Portanto, a especialista alerta: “estamos próximos de iniciar um novo ano e precisamos aprender a vigiar nossa mente para tentar controlá-los de forma intencional e consequentemente gerar sentimentos positivos. Nossos planos e metas para 2021 precisam estar baseados no presente”, aconselha.

Um planejamento feito com sentimento de angústia será baseado em metas impossíveis e não realistas. Por isso, “tudo é uma questão de harmonia entre os modos de pensar, os sentimentos e os resultados. Vamos tentar trabalhar essa tríade para o ano novo, controlando melhor as nossas emoções diante dos novos desafios?”, indaga a treinadora.

Quais são suas reflexões de Natal? Acompanhe as matérias e conteúdos do Nube para mais dicas e orientações!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe