Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
10-dicas-para-uma-boa-entrevista-de-estagio

10 dicas para uma boa entrevista de estágio 

Notícia | 22/12/2020

Vinícius Lima

Um os desafios enfrentados por vários profissionais é saber como se destacar em meio à alta competitividade do mercado e, nesse sentido, a adversidade pode ser ainda maior para quem está atrás da primeira oportunidade. Logo, se você procura uma vaga de estágio ou de jovem aprendiz e quer aprender a ter bons desempenhos em recrutamentos, veja esta matéria.

Quem oferece as sugestões é Roberta Marco Rodrigues, fundadora da Innovare Inclusiva. “Durante o período no qual realizei uma pesquisa de recrutamento e seleção, observei vários profissionais questionando os RHs sobre quais são as regras utilizadas pelas empresas para uma efetiva contratação e os motivos das reprovações”, conta. Como especialista da área, ela destaca os resultados prioritários e mais importantes. Acompanhe:

1. Quando visualizar uma oportunidade, primeiramente conheça detalhes sobre a empresa: entre no site e verifique se a cultura, valores e competências estão de acordo com a sua busca. Pergunte-se: eu me vejo trabalhando nessa companhia? Por quê?

2. Optando em seguir no processo, antes de encaminhar seu currículo, verifique se ele está atualizado de acordo com as exigências da colocação ofertada e no formato mínimo desejado pelos empreendimentos.

3. Foi convocado? Maravilha! Então, um dia antes, o ideal é conhecer o trajeto e se preparar para possíveis contratempos (trânsito, metrô ou ônibus). Pense em sair mais cedo para chegar com fôlego ao local a fim de extravasar a ansiedade e não comprometer sua comunicação.

4. Lembre-se: “a primeira impressão é a que fica”. Sua forma de vestir deve ser a mais profissional possível e isso não implica, necessariamente, em usar roupas caras ou de marca. O importante é ir impecável.

5. Seja verdadeiro em suas experiências, formação e idiomas. A falta de veracidade dessas informações conta como desperdício de tempo para você e o selecionador.

6. Prepare-se para perguntas vindas durante as avaliações, quando o seu modo de se portar ficará exposto. Demonstre as habilidades as quais tem praticado para melhorar seu comportamento em desenvolvimento e os pontos positivos capazes de somar à empresa e à colocação desejada.

7. Ao término de cada etapa, caso o selecionador não fale, pode perguntar sobre todas as fases de análise, tire suas dúvidas sobre prazos, feedbacks e respeite o tempo mencionado.

8. Caso a devolutiva não ocorra dentro do prazo combinado, você pode e deve enviar um e-mail perguntando se a seleção foi finalizada e sobre os resultados.

9. Os RHs têm buscado profissionais com vontade de crescer, desenvolver-se, com aquele “brilho nos olhos”, sabe? Toda entrevista vale sua dedicação.

10. Nunca desista, busque seus sonhos, idealize e pesquise empresas compactuantes com o seu estilo de vida.

Micheli Morais está na procura de uma vivência profissional. Atualmente, ela estuda arquitetura, no Rio de Janeiro. Como ainda não tem um diploma, ela tem focado em aprender com treinamentos gratuitos pela Internet. “Quando tenho tempo livre, sempre tento aproveitar para evoluir de alguma forma. Assim, acabo tendo mais chances de crescer”, compartilha.

Para finalizar, a especialista orienta: “busque corporações com o desejo de te ajudar a construir uma carreira, com planos de desenvolvimento profissional e desafios capazes de te incentivar a melhorar todos os dias. Valorize-se, afinal de contas, se você não o fizer, procurando melhorar todos os dias e investir em conhecimentos, ninguém o fará. Boa sorte”, conclui.

Veja mais dicas para entrevistas! E aí, como você irá se preparar?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete