Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
educacao-corporativa-canal-para-ativar-a-transformacao

Educação corporativa: canal para ativar a transformação 

Notícia | 21/12/2020

Vinícius Lima

A vida e o ambiente corporativo se encontram em constante mudança. São novos tempos, demandando transformações de atitudes, tecnologias e culturas. Nesse sentido, é preciso se adaptar e, por isso, temas como gestão de mudanças, inteligência emocional e criatividade se tornaram pontos chaves para o desenvolvimento. Logo, a educação corporativa se tornou um ótimo caminho para isso e os profissionais estão cada vez mais no centro das ações.

Jornadas de aprendizagem precisam estar conectadas às demandas dos times

Para Mariana Achutti, CEO da Sputnik, hoje, quem atua na área de recursos humanos constrói jornadas de aprendizagem com altos investimentos sem, necessariamente, ouvir as demandas consideradas relevantes para seus colaboradores. “Portanto, antes de mais nada, é preciso colocar essas pessoas no centro para a construção de qualquer caminhada educacional. É imprescindível criar experiências e metodologias capazes de colocar isso em prática, tornando o sujeito participante de todo o processo e não apenas como observador”, compartilha.

Equipe qualificada traz a alta performance

Incluir a capacitação em temas responsáveis por auxiliar os talentos nas tarefas e no crescimento individual é fazer a própria organização alcançar seus objetivos rapidamente, segundo a especialista. “Uma equipe qualificada comete menos erros, é mais criativa e tem capacidade analítica e um conhecimento maior”, constata.

Quem comprova isso é Luis Pontes. Ele estuda administração pela Unicamp e estagia na área. Na corporação onde atua, esse tipo de projeto é frequente. “Temos praticamente todo mês algum momento exclusivo para expandir os conhecimentos nos mais diversos temas”, comenta.

Para ele, isso ajuda não apenas a melhorar a aplicação das técnicas no dia a dia, mas até mesmo no entrosamento com os colegas, mesmo de maneira remota. “A interação entre nós ficou um pouco mais difícil por conta da distância e, nesses períodos, a gente consegue interagir mais”, conta.

Na visão de Mariana, as principais questões envolvendo os treinamentos e capacitações organizacionais como forma de integrar as mudanças de novos tempos são:

I. Ensino fora da sala de aula

A grande tendência em relação à educação, principalmente no formato empresarial, é promover modelos de absorção de conhecimentos híbridos, indo além das salas de aulas tradicionais. É necessário ter um olhar mais cuidadoso por parte das companhias para atrair e estimular seus contratados. Usar canais como cursos, palestras, experiências presenciais e on-line as quais carregam conceitos, ferramentas e reflexões alinhados aos valores contemporâneos são ações capazes de auxiliar e transformar empresas.

II. Redesign - redirecione a rota, se for preciso

É importante dar o primeiro passo se a instituição ainda estiver navegando por caminhos diferentes e mais distantes do digital. No mundo de hoje, investir em tecnologia é quase uma obrigação e quem não se adaptar certamente ficará para trás. Com isso, a busca por esse destino deve ser constante e servir como ponte de mediação para novas possibilidades. Afinal, elas só vão trazer impactos positivos para o trabalho das staffs e para os empreendimentos de forma geral. Logo, a gestão precisa percorrer essa caminhada, a criação de métodos mais práticos e funcionais de treinamento precisam ser uma tendência, até porque o futuro do trabalho demanda pessoas cada vez mais capacitadas e ágeis.

No cenário atual, cabe à liderança das instituições um olhar sistêmico e participativo para ver as competências técnicas e socioemocionais de seus colaboradores. “Investir na qualificação é um caminho estratégico para um time mais capacitado e, ao mesmo tempo, engajado. Basta os supervisores e o time de RH terem esse olhar e perceberem como capacitações a distância e métodos de uma jornada contínua transformam o negócio como um todo e são parte fundamental para lidar com um mundo novo”, conclui a especialista.

Treinamento corporativo: o que os colaboradores esperam?

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete