Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-reduzir-o-estresse-no-ambiente-de-trabalho

Como reduzir o estresse no ambiente de trabalho? 

Notícia | 17/12/2020

Giovanna Cavalli

A fadiga no trabalho é um problema enfrentado por muitos colaboradores, mesmo antes do isolamento social. Contudo, com a pandemia essa situação ficou ainda mais evidente. Diante de rumores sobre o retorno ao escritório em 2021, a saúde mental desses indivíduos pode ficar ainda mais abalada, sendo prejudicial para todo time.

Pare e respire por um instante!

De acordo com o estudo global, realizado pela ADP Research Institute, com trabalhadores de quatro continentes, os profissionais da América Latina estão entre os mais estressados do mundo. Durante o levantamento, dois terços das pessoas ouvidas (65%) na região afirmaram se esgotar pelo menos uma vez por semana. Nesse grupo, os brasileiros são os mais “irritados”, com 66% dos entrevistados.

Então, para manter as emoções equilibradas no serviço, a vice-presidente de Recursos Humanos da ADP na América Latina, Mariane Guerra, listou cinco dicas para ajudar a reduzir essa ansiedade e inquietação. Veja:

1. Planeje seu dia

Algo simples como organizar as tarefas do dia em listas é um grande aliado para reduzir esse sintoma. “É normal sentir uma queda de produtividade nesses momentos. Por isso, o planejamento diário ajuda a manter o foco e a calma durante o dia. Elencar as tarefas por ordem de prioridade, direciona o sujeito para as relevâncias e proporciona sensação de alívio com a conclusão das atividades”, pontua Mariane.

2. Faça pausas

Interromper uma rotina cansativa pode ajudar muito a aliviar a agitação. Ao longo do dia, programe-se para pausas estratégicas. Assim, pare e respire. Essa prática traz mais energia, principalmente nas datas mais movimentadas.

3. Realize alongamentos 

Procure realizar alongamentos diariamente, isso ajuda a aliviar a tensão por estar na mesma posição por muito tempo. A ginástica laboral, é uma excelente oportunidade para se movimentar e aliviar um pouco os nervos.

4. Mantenha atenção na alimentação

No home office, é muito comum as pessoas se desligarem da alimentação, pularem refeições ou substituírem por lanches rápidos. Todavia, esse é um ponto fundamental para manter o bem-estar físico e intelectual em dia. Por isso, mesmo em casa, respeite os intervalos e priorize comidas mais saudáveis.

5. Fale com o seu gestor

Manter diálogo aberto sobre esgotamento é determinante nessa fase de atuação a distância. Falar sobre as lutas e sucessos pode criar uma rede de apoio para equilibrar as emoções de maneira positiva.

O autocuidado é importante para o bem comum

Nesse sentido, a mentora de produtividade de Porto Alegre (RS), Marcele Policarpo, faz um adendo sobre deixar as notificações do celular ativas. “Desative todas. A cada alerta recebido, o foco se perde e, consequentemente, diminui-se a produtividade, pois você sai de um nível intenso de concentração para um nível raso”, explica.

Segundo ela, também é importante saber dizer não. “Algumas pessoas querem agradar aos outros o tempo todo. Com isso, centram-se só neles e esquecem dos próprios objetivos. Contudo, só se consegue ajudar ao próximo, quando ampara primeiramente a si”, complementa Marcele.

Portanto, manter boa disposição mental auxilia a companhia a garantir equilíbrio e rendimento. “Essa é uma ocasião, particularmente, perturbadora. Todos estão passando por situações inesperadas e o diálogo constante é fundamental para se criar o melhor ambiente para todos”, finaliza a vice-presidente.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Vamos evoluir juntos!

Você ficou mais estressado durante o isolamento?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe