Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-definir-qualidade-no-trabalho

Como definir qualidade no trabalho?  

Notícia | 16/12/2020

Lays Emily

O termo qualidade sempre gera confusões de definições, isso porque se trata de um significado relativo à percepção de quem o define. Como indicar a qualidade no trabalho? Como perceber esse fator no seu departamento, no serviço dos colaboradores da empresa? Veja mais nessa matéria!

Para a engenheira de produção, Ana Letícia Feijó, do Paraná, é possível fazer uma boa relação para tornar o conceito um pouco mais tangível: “tratamos como uma ideia de excelência. Pois aqui queremos falar sobre sucesso, e então, quando abordamos sobre uma entrega de qualidade, não queremos dizer sobre enviar exatamente o esperado, mas sim sobre atendermos à expectativa do cliente”, explica.

Segundo a especialista, por meio dessa definição, é possível caminhar lado a lado com o sucesso e ter destaque, “nos diferenciando da camada mediana. Quando trabalhamos focados em uma atuação de primazia, o êxito é inerente, pois performance, resultado e satisfação farão parte do dia a dia”, comenta.

Para auxiliar outros profissionais a atingirem essa mentalidade, Ana Letícia traz algumas dicas e orientações. Confira!

Como ter qualidade no ambiente de trabalho

Essa visão precisa ser contagiosa dentro de uma organização e uma de suas maiores inimigas é a zona de conforto. “Quando almejo sucesso preciso de todos os processos impactantes ao meu trabalho em um mesmo nível de qualidade, por isso, ‘fazer só o meu’ não basta. Preciso exercer o lócus de controle e impactar positivamente todos os processos à minha volta”, destaca a engenheira.  

Para Ana, aquela velha frase “eu avisei: ia dar errado” precisa ser substituída por um pensamento capaz de puxar a responsabilidade individual e, consequentemente, coletiva: “quando vejo o problema, ele também é meu, pois meu sucesso está ligado à excelência da minha atuação, diretamente impactada por todos da instituição”, ressalta.   

O segredo para avaliar a qualidade    

Imagine a seguinte situação: a área comercial busca um diferencial em seu trabalho, mas a equipe de desenvolvimento não está preocupada com isso e produziu um sistema com vários erros. O consumidor separará as situações na hora do julgamento? Muito possivelmente não irá pensar de maneira separada, mas avaliará o processo como um todo. Por isso, Ana sugere como um bom medidor para aferir se sua atividade foi feita com destaque e tem alto nível é o orgulho. “Você se sente honrado pelas suas entregas? Caso essa resposta seja positiva muito provavelmente você está traçando o caminho para o sucesso”, explica.    

Elimine o medo do fracasso

Outro grande aspecto importante para colher bons frutos é eliminar o medo do fracasso. Para Duncan Egan, vice-presidente de Marketing Apac na Adobe, muitos de nós estão condicionados a acreditar nos erros como algo ruim. "Porém, para se destacar como um contribuinte individual ou como um líder, você deve eliminar esse receio para si mesmo e suas equipes. Ninguém passa pela vida sem cometer falhas. Temos a escolha de deixá-las nos enfraquecerem ou abraçar as lições quando as coisas não vão de acordo com o plano”, destaca.

Qual sua definição de uma atividade de qualidade? Você contrata um time especial e talentoso em sua instituição? Estagiários e aprendizes contribuem com mais motivação, engajamento e podem trazer ótimos resultados para a organização. Aposte nessa modalidade! Não deixe de acompanhar as matérias, conteúdos e redes sociais do Nube para mais dicas e orientações! Leia também: "como criar um pensamento estratégico?"   

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete