Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
2021-vira-com-a-flexibilizacao-do-trabalho

2021 virá com a flexibilização do trabalho? 

Notícia | 15/12/2020

Giovanna Cavalli

O hibridismo trouxe uma nova mentalidade: os limites ultrapassam os espaços físicos e os contratados ganharam ainda mais autonomia e engajamento nas atividades. Isso é, um formato proveitoso com combinação das melhores características do presencial e virtual. Além do mais, a relação com o time reduz os níveis de estresse e equilibra a saúde mental.

Novos caminhos apontam para tendências modernas

Diante da mudança repentina para o home office, os gestores precisaram se adaptar, assim como os colaboradores. Eles vêm usando esse momento para reavaliar as prioridades e planejar o futuro considerando as reais necessidades e importâncias. De acordo com a pesquisa global realizada pela Kaspersky, com oito mil profissionais de pequenas e médias empresas (PMEs), em diversos setores, quase três quartos dos colaboradores (74%) desejam repensar os modelos laborais.

Ainda, mais de dois em cada cinco funcionários (42%) querem aposentar a estrutura de trabalho dentro do horário comercial e esse número é ainda maior entre aqueles com idades de 35 a 45 anos (50%). Isso sugere uma tendência de crescimento dessa opinião. Também, um número semelhante (36%) de brasileiros está pronto para abandonar os espaços fixos, e mais de um quarto (26%) deseja acabar com a jornada semanal de cinco dias.

Segundo o levantamento, quase metade (46%) dos entrevistados vê o teletrabalho como o terceiro maior benefício consequente da pandemia, depois do fato de ter tido mais tempo para a família (57%) e economizar dinheiro (47%). De fato, a maioria das vantagens foi relacionada a aproveitar novas oportunidades de aperfeiçoamento pessoal fora do trabalho. Assim, alcançar o equilíbrio entre serviço e vida pessoal torna-se ainda mais importante.

O senior product designer, Italo Cavalli, faz parte dessas estatísticas. Para ele, mesmo com todas as medidas de proteção adotadas pela sua instituição, o home based continua sendo seu desejo. “Em casa, a administração do tempo e das tarefas ficam por minha conta. Logo, flui muito melhor. Além do mais, estar mais junto dos familiares não tem preço”, comenta.

Esse é um momento decisivo e muito impactante. “A pandemia acelerou a transformação digital e a mistura entre nossas vidas privada e ocupacional. Estamos observando a equipe usando a tecnologia para se apropriar de um novo futuro e assumindo o comando ao adotar mudanças em busca de mais liberdade e flexibilidade. Hoje, as companhias têm a obrigação de adaptar e remodelar o escritório para algo mais produtivo, sustentável e maleável”, afirma o gerente-executivo da Kaspersky no Brasil, Roberto Rebouças.

Use as ferramentas ao seu favor

Nesse sentido, para ajudar as organizações a manterem seu time flexível em segurança, a Kaspersky elencou algumas sugestões. Veja:

  • Capacite seu staff para terem mais ciberconsciência. Não importa se as atividades são realizadas em casa ou em um café, o trabalho remoto exige mudanças no comportamento e na atitude dos indivíduos. Existem treinamentos on-line, para ajudar a aplicar o conhecimento obtido no dia a dia;
  • Adote medidas de segurança de dados para dispositivos corporativos, como a ativação da proteção por senha, criptografia e garanta backup contínuo das informações;
  • Potencialize a seguridade dentro e fora do estabelecimento comercial. Agora, ficou mais fácil proteger os internos, independentemente da ferramenta em uso, com as soluções em nuvem, por exemplo.

Todos esses fatores exigem um equipamento adequado, com o qual os cooperadores já possuam bom domínio operacional e não precisem de treinamentos muito específicos. “O mundo com a Internet, a telefonia móvel e o advento dos aplicativos abriu um campo imenso para as soluções atenderem à grande necessidade de mobilidade”, avalia o CEO da Dimastec, Dimas Fausto.

A tecnologia de reconhecimento facial é um respiro nesse sentido, justamente porque permite verificações de ponto e afins. Portanto, a Inteligência Artificial (IA) tornou-se um artifício fundamental para as companhias daqui para a frente.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Conte com o Nube!

Sua empresa tem previsão de modelo laboral para o próximo ano?

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete