A população vive um momento muito delicado, principalmente, quando o assunto é sobre saúde mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) em um grupo de cinco pessoas, uma está vivendo em ambientes prejudiciais à saúde mental. As causas mais comuns são: isolamento social, acúmulos de tarefas, perdas de renda, falta de emprego etc. 

Os transtornos mais citados foram ansiedade e depressão. Esses podem ser resultados de uma falta de organização das atividades diárias; acúmulo de tarefas por não saber separar urgente, importante e cotidiano; querer fazer tudo ao mesmo tempo e agora; pressão familiar e no trabalho. Enfim, um problema puxa o outro e, no final, sua saúde paga a conta.

Consequências dos transtornos mentais

Ter uma população doente, significa mais afastamentos no ofício, prejuízo para as empresas e gastos para o governo em saúde. Portanto, ter calma e resiliência são fatores primordiais para manter a sua saúde e se organizar para os afazeres profissionais e pessoais.

A executiva de Recursos Humanos com formação em Coaching da innovativa Executivos Associados, Tânia Ludovico, traz algumas dicas de como podemos melhorar nossos comportamentos para enfrentar o dia a dia e praticar a inteligência emocional

1 - Autoconsciência das emoções: é o primeiro passo e consiste em conhecer e identificar os próprios sentimentos e como isso afeta positiva ou negativamente o seu desempenho nos contextos privado e corporativo.

2 - Autocontrole das emoções: depois de identificadas, é preciso aprofundar e questionar as emoções, a fim de compreendê-las. Quais são os problemas a serem resolvidos?

3 - Orientação para realização: significa assumir desafios e colocar metas para serem desenvolvidas a cada dia, com o objetivo de superar os próprios padrões. Como escolho as ações? O mundo mudou. Como reajo a isto?

4 - Otimismo: emoções são contagiosas. Por esse motivo, é fundamental enxergar o lado positivo das situações. O otimismo também fortalece os relacionamentos interpessoais e atrai as pessoas.

5 - Adaptabilidade: é saber mudar e ser flexível quando necessário, também é ter a capacidade de se adaptar diante de novos cenários ou transformações.

6 - Empatia: se colocar no lugar do outro é uma maneira de identificar as preocupações, sentimentos e interesses do próximo. A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras.

7 - Consciência organizacional: é a capacidade de assimilar os grupos de relacionamento e entendê-los. Tem relação com a cultura e valores de uma comunidade ou empresa; por isso a identificação com os valores organizacionais é fundamental para o fortalecimento das pessoas e da organização.

8 - Influência: consiste em gerar impactos positivos sobre os outros, bem como convencê-los e persuadi-los. Geralmente, é consequência de uma boa liderança.

9 - Treinamento, mentoria e coaching: são atividades diferentes e complementares capazes de ativar e despertar as emoções positivas, promovendo aprendizagem, conhecimento e desenvolvimento ao longo prazo, por meio de suporte, orientações e feedbacks.

10 - Gestão de conflitos: são ações eficientes e assertivas para solucionar as divergências de opiniões entre pessoas ou equipes. É a habilidade de usar a sensibilidade para ajudar o próximo a superar momentos emocionais, tensos, estressantes e difíceis de resolver. Consiste em conduzir acordos, conciliações e solucionar desentendimentos. Qual é o problema a ser arrumado?

11 - Liderança inspiradora: transmite mensagens e sentimentos positivos, como confiança e senso de propósito, e é capaz de inspirar e obter dos outros resultados satisfatórios.

12 - Trabalho em equipe: esse todos conhecem. É o compartilhamento das responsabilidades e recompensas, é ajudar o colega, a fim de atingir as metas e objetivos da corporação.

“O caminho para o desenvolvimento da inteligência emocional não é linear. É comum ter períodos estagnados e outros mais acelerados. Uma dica é se concentrar na terceira habilidade, a orientação para a realização, pois ela ajuda muito na hora de organizar e executar as tarefas diárias. É uma base para as habilidades seguintes”, finaliza Tânia.

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