Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-para-abrir-um-negocio

Dicas para abrir um negócio 

Notícia | 14/12/2020

Vinícius Lima

Empreender significa realizar uma tarefa trabalhosa e colocar em execução alguma ideia, geralmente para atender alguma demanda ou necessidade de determinado grupo da sociedade. Justamente com essa definição, muitos trabalhadores brasileiros se inspiram para empreender.

Exemplo disso é Cristina Souza, estudante de administração, em São José dos Campos. Ela entrou na faculdade porque tem o interesse em abrir uma loja de roupas. “Eu não tinha conhecimento algum sobre gestão e a graduação tem me ajudado nesse sentido”, compartilha.

Ainda de acordo com ela, o estágio pode ser um jeito excelente de compreender como funcionam os processos corporativos na prática. “A gente consegue entender de maneira aprofundada as rotinas e incumbências de cada área de uma organização”, comenta.

Para tudo sair como o planejado, a contadora Gisele Machioski possui algumas dicas para quem quer se jogar nessa possibilidade e abrir a própria empresa. “Ter um plano de negócios é a chave para começar. É essencial ser realista para tudo acontecer dentro das possibilidades do empreendedor, bem como seguir o fluxo conforme o mercado oferece no momento”, explica.

Para ajudar quem tem interesse em ter essa autonomia, a especialista separou algumas orientações. Veja:
                                                                        
- Defina metas
                                                                        
Os riscos de abrir uma companhia se tornam maiores se os objetivos não forem decididos previamente. É necessário sempre fazer as perguntas básicas: “o que eu quero?” e “onde eu almejo chegar?”.
                                                                        
- Empreenda no que você conhece e gosta
                                                                        
Para dar certo, é preciso atuar em coisas com as quais você se identifica ou tem domínio. Questione-se sempre antes de começar uma nova jornada ou um investimento: será que este é mesmo o projeto certo para você?

- Trabalhe com quem conheça o negócio tanto quanto você

Mesmo se custar um pouco a mais, é sempre bom evitar erros, sendo essencial poder contar com a competência. Essas pessoas têm de conhecer bem a proposta da corporação.

- Cuidado com a escolha do sócio

“Sócio é um complemento de conhecimento e de suas atitudes”, expõe Gisele. Ele não é igual a você, mas é uma nova visão. Os dois têm de enxergar, juntos, a mesma direção.

- Investimento inicial

Você precisa considerar todos os itens necessários para comprar ou alugar para o negócio poder funcionar (matéria prima, estoque, computadores, móveis e etc.).

- Esteja seguro de seus gastos e controle de suas despesas e custos

Sem controle financeiro, não se gerencia nada. É fundamental, principalmente quando está iniciando a atividade, saber onde está colocando cada centavo e como está voltando. Atentar-se à gestão empresarial – não importa o tamanho da entidade, é essencial.

- Atenção ao lucro

A instituição comercial foi feita para gerar lucro e parte dele serve para manter o seu capital de giro dentro da necessidade. Às vezes, guarda-se essa parte dentro do estoque, comprando coisas desnecessárias, na quantidade indevida, no momento inapropriado. Portanto, se atentar a isso é imprescindível.

Agora você conhece todos os passos a serem tomados antes de começar uma caminhada pelo universo empresarial e já pode divulgar a sua ideia e colocar a mão na massa. “Com essas dicas simples, seu negócio vai ser um sucesso!”, finaliza a contadora.

Como empreender no Brasil atual?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete