Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
relacoes-pessoais-nas-empresas-no-novo-normal

Relações pessoais nas empresas no "novo normal" 

Notícia | 10/12/2020

Vinícius Lima

Passados vários meses desde a chegada e disseminação do novo coronavírus no Brasil, significativos impactos estão sendo sentidos na economia brasileira. De acordo com a Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a crise teve um abalo negativo em todos os setores econômicos, principalmente no comércio (39,4%) e em serviços (37%).

Impactos da crise

Porém, muitas empresas continuaram funcionando durante todo o período e também sentiram repercussões além das financeiras e estão observando uma forte mudança nas relações pessoais. Segundo Priscila Zanette, diretora da Ouro Negro Transportes, algumas estratégias adotadas pelas corporações trouxeram novas maneiras de se relacionar com o público e com os colaboradores.

Humanização dos processos tem destaque

Para ela, apesar de distantes, na maioria dos casos via reuniões on-line por videoconferência ou até mesmo presencialmente, “as organizações ficaram mais humanas para entender a dor e as dificuldades do próximo”.

Exemplos interessantes

O setor de transporte de cargas, no qual Priscila atua, também foi severamente prejudicado pela pandemia. De acordo com uma pesquisa da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), a busca por esses fretes foi 27,18% menor em relação aos índices pré-Covid. A maior queda foi registrada em meados de março, quando a demanda bateu variação negativa de 45,2%.

“A Ouro Negro não sentiu severamente os impactos. Depois da redução no volume de cargas nos primeiros 15 dias de isolamento, os índices voltaram a subir e hoje estamos apenas 10% abaixo do resultado apresentado anteriormente”, destaca. Porém, outro ponto a ser observado é o crescimento no cuidado com a higiene pessoal e de toda a empresa.

Preocupação com bem-estar e saúde aumentaram

Desde a H1N1, a entidade já havia estabelecido o álcool gel nos corredores e nas mesas da organização, “porém, o momento conscientizou mais a todos com essas questões, fazendo cada indivíduo estar mais cuidadoso e preocupado com sua própria saúde e a do próximo”, analisa Priscila.

Home office

Outra mudança nas relações pessoais trazida nesse momento de instabilidade foi a implementação do home office e na Ouro Negro não foi diferente. “Essa prática será uma realidade para alguns setores da nossa organização. Com ferramentas de produtividade já existentes no mercado, a gestão de algumas áreas ficará visível mesmo a distância”, continua a especialista.

Porém, o profissional ainda está se adaptando a atuar em casa, pois não é fácil. “A presença física agiliza a tomada de decisão na rotina do dia a dia. Portanto, apesar de importante, o trabalho remoto nunca substituirá por completo o presencial em algumas atividades”, afirma a diretora.

Quem sentiu na pele os impasses de atuar a distância foi a estagiária de engenharia, Tábata Siqueira, de Santo André. “Nem consigo explicar como minha rotina foi mudada porque até hoje percebo umas mudanças sutis no meu modo de agir e até mesmo de pensar”, comenta.

Para ela, foi uma grande dificuldade se adaptar no começo, mas hoje, com a ajuda dos recursos da web, tudo se tranquilizou. “Senti muito falta daquela comunicação prática possibilitada pelos encontros presenciais, mas consegui reverter isso em algo bom, porque tenho utilizado vários recursos da Internet para auxiliar”, compartilha.

Plataformas digitais

Além disso, as plataformas de reuniões digitais já vinham sendo incorporadas em muitas atividades dos empreendimentos e foram oficialmente implementadas. “Se utilizadas adequadamente, essas soluções trazem produtividade, velocidade, conforto, redução de custo e aproximação nas relações”, completa Zanette.

A empresária ainda afirma: a pandemia deixará um legado muito grande para as companhias e o momento é de aprendizado para todos. “O sentimento de empatia e de solidariedade está mais aflorado, e houve também um resgate do propósito e dos valores das entidades. Antes da crise, vivíamos uma corrida do imediatismo e nada era tolerável. Os acontecimentos dos últimos meses vieram para dar uma freada nessa maneira de viver e criar um lado mais humano para todos nós”, finaliza Priscila.

Orientações para lidar com o novo normal. Como você lida com a crise?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe