Para muitos, 2020 não tem sido de todo ruim. Contudo, muitos planos para este ano foram frustrados por conta da inesperada pandemia do Covid-19. Então, diante de uma expectativa fracassada, como superar e redesenhar metas reais para o próximo ano?

Pegue o papel e a caneta e anote as dicas!

Para a coach e especialista em gestão emocional, Paula Tissot, é preciso olhar para as decepções de forma consciente e estratégica, sem desconsiderar os fatores externos, os quais fogem à sua alçada. “O que está na sua mão para conquistar seus propósitos? Avalie, priorize, entenda suas motivações e não procrastine!”, explica.

Nesse sentido, a profissional ainda listou algumas dicas de como sair da inércia e atingir seus alvos em 2021. Veja:

  • Foque no presente - “o passado já foi, agora o foco é para a frente. Ficar culpando um ano difícil pelas conquistas não concretizadas só trará desgostos e mais dificuldades de entrar em ação. Então, erga a cabeça e comece a lutar com as armas disponíveis”, avalia.
  • Seja realista e não imediatista - não adianta colocar metas irreais, como aprender inglês em uma semana, por exemplo. Isso pode te desanimar e até paralisar. Logo, foque no curto, médio e longo prazo e trabalhe em cima desse planejamento.
  • Trabalhe sua inteligência emocional - quem sabe gerenciar bem seus sentimentos e pensamentos lida melhor com as adversidades do caminho e não perde o foco quando elas surgem.
  • Tenha autorresponsabilidade - a cada resultado, positivo ou negativo, pergunte-se: como contribuí para isso? “Todos os dias, você poderá fazer escolhas diferentes para gerar frutos díspares. Portanto, tome decisões com prudência”, comenta Paula.
  • Conheça seus medos - eles indicam um sinal de atenção, como se fosse um aviso de “ei, cuidado com isso aqui, pode ser arriscado”. Olhar para esses riscos e se preparar de uma forma tática para cada um deles, nos permite agir cautelosamente. “Essa é uma das emoções básicas do ser humano, sempre estará presente, saber reconhecê-la e usá-la a nosso favor é a chave para conquistar nossos objetivos”, finaliza a coach.

Ser organizado é essencial para o âmbito profissional

Todo desejo precisa ser estipulado com algum intuito relacionado a ele. De acordo com a executiva especializada em soft skills, Erika Linhares, é preciso antes de tudo ter claro todas essas aspirações e os porquês. Quem não sabe onde quer chegar, dificilmente conseguirá conquistar algo.

Esse tipo de atitude também é muito importante para aumentar a produtividade dos colaboradores e os resultados da empresa. Todavia, “é preciso fazer isso de forma correta e sem desanimar a equipe. Um jeito é seguir o conceito smart, um método criado pelo professor e escritor Peter Drucker, com base em fatores: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal)”, expõe a executiva. Observe:

  • Específica - precisa ser particular;
  • Mensurável - deve ser medida;
  • Atingível - metas inatingíveis desanimam;
  • Relevante - quem quer tudo, não realiza nada;
  • Temporal - ter prazo para ser conquistada.

É fácil optar por não fazer e procrastinar uma ação, mas se esse comportamento for constante, isso nos distancia da nossa finalidade. Afinal, a construção da mudança se faz com pequenas atitudes diárias. Além do mais, deixar sempre para depois, acaba nos afastando também de quem estamos buscando ser.

Para mais dicas, continue acompanhando nosso blog e as redes sociais. Publicamos conteúdos diariamente e contamos com opiniões de especialistas de diferentes áreas. Assim, você se mantém atualizado e, também, se desenvolve intelectualmente.

Quais são suas táticas para atingir suas metas?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe