Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-que-as-empresas-buscam-em-seus-talentos

O que as empresas buscam em seus talentos 

Notícia | 08/12/2020

Vinícius Lima

Quem nunca foi trabalhar para esquecer um pouco os problemas deixados em casa e vice-versa? Essa rota de fuga utilizada por muitos de nós no cotidiano foi impossibilitada diante da movimentação das empresas ao trabalho remoto. Afinal, o lar passou também a ser o local de labor, demandando à vida pessoal e a profissional uma coexistência no mesmo espaço.

Como os cenários mudaram

De acordo com Claudia Gimenez, vice-presidente e gerente geral da Concentrix Brasil, o home office e a consequente reorganização do âmbito corporativo já não são mais vistas como uma tendência para as instituições, mas como uma realidade. “Essa, por sua vez, demanda das companhias e dos seus colaboradores flexibilidade, tenacidade e foco nas resoluções de impasses, algumas das características encontradas em pessoas resilientes”, expõe.

Uma capacidade se destaca entre o momento

Contudo, o que é ser resiliente e como isso se traduz no comportamento dos profissionais e líderes dentro das empresas? “Originada do latim, a palavra resiliência significa "voltar ao seu estado original", ou seja, retornar ao funcionamento natural após situações adversas e inesperadas. É importante frisar como ninguém domina essa questão em 100% do tempo”, comenta.

Como transformar sua visão de carreira

Todos nós enfrentamos obstáculos e nos sentimentos frustrados, “mas como respondemos a essas situações é a diferença entre os mais satisfeitos na vida pessoal e no trabalho e aqueles sempre desmotivados à espera de uma grande oportunidade para mudar de vida”, alerta a especialista.

Como desenvolver esse aspecto

Se você se identificou com o último exemplo, não precisa se desesperar. “A boa notícia é: isso pode ser desenvolvido e aperfeiçoado por meio dos nossos hábitos. Um dos exercícios mais eficazes para quem deseja ser mais resiliente é trocar a culpa pela responsabilidade”, explica Claudia.

Segundo a gerente, deixar de dizer "a culpa não é minha, eu avisei por e-mail" por "como eu poderia ter feito isso diferente e evitado essa situação?" é apenas um dos exemplos nos quais é possível se colocar como parte da solução ao invés de apenas se eximir do resultado final.

Laura Carvalho é estudante de psicologia na Unip - Universidade Paulista, de Ribeirão Preto. Ela considera ter uma boa habilidade de “nadar conforme a correnteza”. “É meu principal desafio, como ser humano, lidar com as surpresas e tensões da vida, certo? Por isso, se eu sei me adaptar a cada realidade, provavelmente, vou conseguir superar as adversidades com mais facilidade”, constata.

Mude a maneira com a qual você enfrenta os obstáculos

Essa transformação na maneira de encarar os contratempos, dissabores e frustrações do dia a dia, comuns no trabalho, é fundamental para quem deseja crescer profissionalmente e se manter relevante para as organizações. “O mesmo se aplica aos outros âmbitos da vida: ser flexível e estar apto a se adaptar às mudanças é o segredo das pessoas mais felizes, pois não precisam acionar saídas da realidade para lidar com os problemas, mas os encaram como eles são e buscam crescer com as experiências”, expõe a especialista.

Nos períodos de crise, as grandes mudanças e os desafios apenas acentuam o papel das soft skills nos resultados e desenvolvimento de equipes. “Aprender a ouvir e dar feedback, a pedir desculpas e a desculpar, não criar barreiras aos novos processos e estar aberto a recomeçar são habilidades cada vez mais fundamentais em um mundo de rápidas transformações, mas não constam no currículo das universidades”, conclui Claudia.

Como desenvolver soft skills?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete