Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-importancia-da-comunicacao-interna-em-tempos-instaveis

A importância da comunicação interna em tempos instáveis 

Notícia | 03/12/2020

Giovanna Cavalli

O avanço da pandemia alterou o dia a dia das pessoas no mundo todo e trouxe apreensão generalizada. Para as empresas, uma das medidas drásticas e urgentes foi a adoção do home office. Com isso, os meios de comunicação on-line entre as equipes se tornaram essenciais para manter a produtividade e o negócio andando. São e-mails, teleconferências e vídeo-chamadas, todas as ferramentas possíveis disponíveis na Internet para tentar driblar esse momento.

A empatia importa!

Segundo pesquisa do The Institute of Internal Communication (IoIC), apesar dos desafios apresentados pelo vírus, os comunicadores internos estão confiantes no aumento da presença nas demandas estratégicas e na melhora da reputação das companhias. Inclusive, enquanto estes profissionais costumavam ser vistos como um simples apoio a outras áreas, os CEOs agora os entendem como parceiros, os quais têm um papel proativo na continuidade dos negócios.

O comunicador prova isso em um momento de crise. Afinal, nessa hora é preciso ter ainda mais clareza do posicionamento da marca, inclusive para a equipe se sentir mais segura e amparada. “Isso se aplica para qualquer tipo de instabilidade, seja ela um problema interno, alguma questão envolvendo a mídia externa ou até mesmo situações mais abrangentes de âmbito nacional ou internacional”, explica o CEO da Comunica.in, Felipe Hotz.

Cada circunstância tem suas particularidades e, infelizmente, não existe uma fórmula mágica para solucionar todas elas. Contudo, o dirigente elencou algumas dicas para auxiliar na contenção da ocasião. Veja:

Desenhe possíveis cenários

Considere como tática o conceito e a mensagem a ser passada para o restante da corporação, bem como, a expectativa de percepção dos cooperadores. Faça planejamento de canais e formatos utilizados para disseminar as informações e a periodicidade. “É claro, em meio a um caos, nem tudo pode ser previsto com antecedência, mas desenhar possíveis cenários vai ajudar no acompanhamento das ações e ampliar o entendimento dos desdobramentos da conjuntura”, analisa o CEO.

Seja ágil e evite ruídos

A falta de informação facilita as instabilidades e se torna o contexto perfeito para disseminação de boatos e fake news. Com isso, a agilidade é muito importante, pois quanto menor o tempo de desinformação do público interno, menor a chance de ruídos. Um bom insight é desenvolver políticas de divulgação. “Assim, todo e qualquer anúncio é feito primeiramente para os de dentro”, expõe Hotz.

Diálogo e transparência

Nesse caso, a dica de ouro é criar acordos com os contratados em relação ao compartilhamento de conhecimentos. “Estipule datas para enviar boletins informativos e garanta a ciência de todos. Muitas vezes, a responsável pelo sentimento de medo é a ânsia por atualizações”, finaliza o líder.

Contudo, lembre-se: “comunicar por comunicar” não leva a nada. Só vai desperdiçar tempo e recursos. Portanto, para expandir a cultura organizacional é necessário voltar o olhar aos pilares do empreendimento com humanização. Ou seja, promover o diálogo com o público interno. Dessa forma, a instituição entenderá como dar suporte aos contratados independentemente das circunstâncias. É assim o funcionamento de marcas dirigidas por valores, “aquelas mais preparadas para responderem por suas ações, por causarem impacto positivo na sociedade e por terem efeitos sustentáveis”, analisa a consultora organizacional, Léia Wessling.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Como anda o relacionamento dentro da sua equipe?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete