Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
consequencias-na-saude-mental-devem-durar-alem-da-pandemia

Consequências na saúde mental devem durar além da pandemia 

Notícia | 02/12/2020

Gabriela Vasconcelos

De acordo com especialistas, o fim da pandemia trará uma nova maneira de viver, pois o mundo será muito diferente. Tendo em vista antecipar algumas mudanças as quais moldarão essa nova realidade, a Allianz Partners, produziu, em parceria com o futurologista Ray Hammond, o relatório "Life after COVID-19" (vida após a Covid-19). Fique por dentro nesta matéria!

Tecnologia digital na saúde

Na área da saúde, a tecnologia digital será padrão, incluindo a telemedicina. Além disso, haverá a rápida adoção de inovações vestíveis, ou seja, dispositivos inteligentes utilizados como um acessório (relógios, pulseiras ou até mesmo óculos de realidade virtual).

Além disso, as sociedades ficarão mais sábias e muito mais preparadas para lidar com qualquer novo risco à integridade. A opinião pública exigirá mais gastos com hospitais e clínicas especializadas por parte dos governos e os países estarão mais atentos aos suprimentos medicinais para garantir acesso rápido a medicamentos e equipamentos.

Médicos e pacientes continuarão, na medida do possível, a realizar consultas de rotina remotas e on-line, pois a entrega a distância de serviços e informações tem o potencial de aliviar as imensas filas dos sistemas de saúde. Durante a crise, além de permitir apoio aos usuários, a modalidade também ajudou a impedir a propagação do vírus, reduzindo o número de pessoas com necessidade de sair de casa.

Com a chegada do surto e o distanciamento social, o número de pessoas relatando problemas de saúde mental, como tristeza, aumento da ansiedade e depressão, cresceu drasticamente. A previsão é: as consequências do impacto no equilíbrio das funções mentais irão durar além da própria pandemia. Além disso, os profissionais muito provavelmente continuarão a usar as sessões por vídeo em sua combinação de métodos de tratamento no futuro, permitindo um melhor acompanhamento a longo prazo.

Como cuidar da saúde mental?

A primeira coisa a ser feita é tentar diminuir a quantidade de dados desnecessários, pois isso pode gerar um quadro de inquietação. A indicação é buscar se informar uma vez ao dia. O excesso de informações é capaz de ativar um estado de alerta exagerado, prejudicando a capacidade do corpo de relaxamento. Assim, procure pensar no afastamento social como algo benéfico para o bem comum e pensar: em breve tudo voltará ao normal.

Outra dica é manter sua agenda de tarefas diárias. Para muitos, o home office é uma novidade com potencial para ser uma experiência nada prazerosa. A melhor opção nesse caso é tentar manter ao máximo a rotina, mesmo em casa. Organize seu tempo, tire o pijama, faça seu trabalho, mas não esqueça da pausa para o almoço, café, descanso e jamais abra mão do período livre.

Além disso, mantenha o contato. Utilize a videoconferência para ver e falar com familiares, amigos, colegas de trabalho e matar a saudade. Ver o rosto de quem gostamos diminui a sensação de isolamento, nos conecta mais às pessoas e reduz a nostalgia. Ainda ajuda a fazer o período passar mais rápido e ameniza a tristeza e a ansiedade por estarmos longe fisicamente.

Busque atividades para distrair sua cabeça e evitar o desânimo. Afinal, a solidão faz parte do nosso estado sentimental, mas em excesso ela pode produzir tristeza e potencializar traços depressivos inerentes a cada ser humano. 

Como está a sua saúde mental?

Mais dicas

Quer ver mais dicas como essa? Então, continue acompanhando as atualizações aqui do blog! Diariamente publicamos novos conteúdos sobre carreira, mundo corporativo, mercado de trabalho, educação, estágio, aprendizagem e muito mais! Também recomendamos exposições, concursos e cursos para você participar. Nosso objetivo é ajudar você a crescer pessoal e profissionalmente. Conte com o Nube!

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete