Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-se-tornar-um-estagiario

Como se tornar um estagiário? 

Notícia | 23/11/2020

Giovanna Cavalli

Conseguir uma vaga no Brasil tem se tornado uma tarefa árdua e, com a crise gerada pela pandemia, essa missão ficou mais difícil. A desocupação entre os jovens atingiu 29,7% contra 13,3% para a média geral. Por isso, é preciso estar sempre alinhado ao mercado e em busca de conhecimentos.

Quando se trata da primeira experiência os desafios ficam ainda maiores. Para o coordenador do curso de Administração a Faculdade Anhanguera, unidade Belenzinho - SP, José Amaro da Silva, tomar boas atitudes pode ser uma porta de entrada para um emprego fixo e de longo prazo. Ser pontual, esforçado, organizado e ter outras condutas comportamentais positivas ajuda quem está em busca de uma chance de entrar no mercado de trabalho.

Por isso, confira mais dicas do professor para quem está passando por esse momento. Veja:

Faça trabalhos voluntários - se preocupar com os problemas da sociedade além dos seus é um ponto positivo. Por isso, praticar o voluntariado, além de construir experiências, demonstrará interatividade e empatia.

Se conheça - as perguntas básicas de uma entrevista são sobre defeitos, qualidades e como o candidato se vê daqui cinco anos. “Elas são simples, mas é preciso saber se apresentar bem e estar seguro com as respostas. Lembre-se: seja você”, diz Amaro.

Tome cuidado com o português - ao escrever o currículo e fazer a conferência, prefira uma linguagem mais formal. “Não é necessário usar palavras complicadas e nem ser sério ao extremo, apenas não use gírias nem palavrões. Além disso, tome cuidado com a concordância e plurais, principalmente na escrita”, ressalta o coordenador.

Procure as oportunidades dentro da sua faculdade - os professores, diretores e funcionários da sua universidade têm uma carreira e provavelmente já passaram por outros lugares antes dali, logo, eles podem te ajudar nessa busca. Além disso, fique atento aos portais ou avisos de estágio, nos sites ou corredores.

Mantenha-se aprendendo - hoje, apenas a graduação não é suficiente. Logo, “especialização, extensão, cursos de formação livre, participação em pesquisas, são importantes para complementar o currículo e torná-lo um destaque dentre outros pretendentes”, explica a coordenadora de seleção do Nube, Helenice Resende.

Em tempos de crise, quanto mais o candidato se profissionalizar, mais destaque terá no processo seletivo. “Por isso, chegue com calma, se dê valor e fale com segurança sobre quem é você e quais seus defeitos”, finaliza Amaro.

Apesar de não sabermos exatamente quando será, tudo isso vai passar. Portanto, “o importante é aprender a lidar com as emoções e não exigir muito de si mesmo agora. É hora de buscar apoio entre amigos, familiares e não desistir. Para manter o foco, é essencial traçar objetivos a curto e longo prazo, sempre pensando nas possíveis adaptações e flexibilizações impostas pela situação atual. Enfim, continuar em frente, mas conhecer os seus limites e, se necessário, dar alguns passos para trás para manter a saúde mental. Afinal, sem ela nada é possível”, complementa Helenice.

Assim, a dica para conseguir uma oportunidade é nunca parar de estudar, manter-se sempre atualizado e buscar criar uma boa rede de contatos. Dessa forma, sempre ficará sabendo das melhores possibilidades.

Fique atento e acompanhe nosso blog e as redes sociais. Publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Veja também o Conexão Ilitimada da TV Nube: estágio em tempos de crise.

Como você tem se preparado para dar o start na carreira?

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete