Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
perda-do-emprego-e-preocupacao-de-6-em-cada-10-brasileiros

Perda do emprego é preocupação de 6 em cada 10 brasileiros 

Notícia | 18/11/2020

Gabriela Vasconcelos

Aproximadamente seis entre cada dez adultos no Brasil se alarmam com a perda de seu emprego no futuro. A pesquisa Workers’ Concerns about Job Loss and Access to New Skills in 27 Countries”, realizada pela Ipsos para o Fórum Econômico Mundial, perguntou a entrevistados de 27 países o quão aflitos estavam em perder o posto profissional nos próximos 12 meses. Quer saber mais sobre o tema? Continue lendo a matéria!

Brasil em destaque no ranking

De acordo com o levantamento, o índice de inquietação brasileiro é de 63%, sendo: 32% dos respondentes locais estão “muito preocupados” e 31% estão “um pouco preocupados”. Se olharmos somente o primeiro grupo, o Brasil está entre os três primeiros países do ranking.

Considerando a média global de todas as nações avaliadas, o percentual de desassossego está em 54%, nove pontos abaixo do resultado do Brasil. Os países cujas populações mais temem ficar sem o cargo são Rússia (75%), Espanha (73%), Malásia (71%), México (68%) e Peru (68%). Por outro lado, na Alemanha (26%), Suécia (30%), Holanda (36%), Estados Unidos (36%) e Bélgica (37%), as pessoas se afligem menos.

As profissões do futuro

Apesar do receio da perda da colocação, a grande maioria dos entrevistados brasileiros afirma: sua posição profissional atual permite o desenvolvimento de habilidades e competências para os trabalhos do futuro. Neste sentido, 79% dos respondentes dizem aprender com as funções as quais desempenham em seu ofício hoje. Eles se mostram mais otimistas em relação à média mundial; somente 67% dos participantes globais confiam na sua habilidade de apreender e evoluir as competências necessárias para o trabalho do futuro.

A Espanha (86%), o Peru (84%), o México (83%), a Arábia Saudita (80%) e a Índia (80%) foram as nações com os índices mais altos no estudo. Ao fim do ranking, estão Japão (45%), Suécia (46%), Rússia (48%), Polônia (53%) e China (53%). A pesquisa on-line foi realizada com 12.430 pessoas – sendo 685 brasileiros – de 16 a 74 anos, entre os dias 25 de setembro e 9 de outubro de 2020. A margem de erro para o Brasil é de +/- 3,75 pontos percentuais.

Como se preparar para o porvir?

As profissões do futuro apontam para um aumento da demanda por cargos com exigência de criatividade, cognição, decisão sobre incertezas e progressão de novas ideias. Por isso, é necessário ter autoconhecimento para entender as habilidades já existentes e com necessidade de aprimoramento.

A qualificação é a chave para desenvolver novas aptidões. Vale procurar métodos os quais ensinam linguagens de programação e a promoção do pensamento computacional, por exemplo. Afinal, os ofícios do porvir incluem especialmente as atividades ligadas ao high tech, gestão, resolução de problemas e inteligência artificial. Alguns são: engenheiro de reciclagem de dados, designer de personalidade de robôs e de arenas para E-sports.

Assim, o mais relevante é aceitar e se adaptar à realidade. A mudança sobre a forma de atuação impacta quem está resistente às transformações ou ainda não consciente dessa necessidade. 

Como você se prepara para o mercado do porvir?

Mais dicas

Quer ver mais dicas como essa? Então, continue acompanhando as atualizações aqui do blog! Diariamente publicamos novos conteúdos sobre carreira, mundo corporativo, mercado de trabalho, educação, estágio, aprendizagem e muito mais! Também recomendamos exposições, concursos e cursos para você participar. Nosso objetivo é ajudar você a crescer pessoal e profissionalmente. Conte com o Nube!

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete