A posição de gestor em uma empresa é algo extremamente complexo, ainda mais diante de situações delicadas. Infelizmente, ainda se tem muita confusão entre qualidade técnica com a capacidade de liderança e aí nasce um grande problema, muitos dirigentes começam a acumular obrigações em função da dificuldade de delegar. Você passa por isso? Então, atente-se às nossas dicas!

Confiar no seu funcionário é um grande passo para o sucesso

Para o diretor financeiro e de RH da Farmarcas e Febrafar, André Costa, distribuir as atividades em uma companhia é uma tarefa de grande dedicação do profissional, independentemente do tamanho do negócio. Por isso, “os treinamentos e capacitações com pontos comportamentais devem ser constantes. Essa dificuldade se reforça em relação às instituições pequenas, nas quais a gestão ainda é muito próxima das funções no dia a dia”, avalia.

Como confiar e encarregar um colaborador? Nesse sentido, Costa detalhou algumas táticas para auxiliar nesse processo. Veja:

  1. Tenha consciência da necessidade - para conseguir administrar o negócio com eficiência é preciso dividir as tarefas. Planejar as ações e colocar um responsável pelo projeto é essencial. Logo, vale a pena estimular o espírito empreendedor e incentivar isso na equipe para qualificar a corporação.
  2. Equipe correta - tenha claro na sua mente: não existe um grande líder sem grandes profissionais. Assim, um dos aspectos fundamentais para o sucesso de uma organização é a capacidade de montar um time eficiente e motivado.
  3. Entenda como se tornar um gestor eficiente - ao contrário da “chefia”, o “cabeça” deve conhecer bem seu staff. Essa capacidade de entender as habilidades contribui não apenas para aliviar o trabalho, mas, principalmente, para garantir melhores resultados.
  4. Confie nas pessoas - essa capacidade é primordial para um alinhamento de todos. O gestor deve ter o foco no planejamento de outros projetos estratégicos e no desempenho das entregas. Para isso, uma boa ideia é transferir a parte mais mecânica para os internos, realizando apenas a aprovação. Isso agilizará os procedimentos e deixará tudo mais dinâmico.
  5. Capacite seus funcionários - um bom gerente tem interesse genuíno pelo desenvolvimento dos seus cooperadores. Logo, a capacitação e o treinamento dos indivíduos aumenta a produtividade e cria um sentimento de pertença neles.
  6. Melhore a sua comunicação - muitas vezes a mensagem emitida pelo empresário não fica totalmente clara. Então, torna-se mais difícil cobrar uma entrega de quem não compreendeu a incumbência. Ou seja, falhas na comunicação podem atrapalhar muito o andamento da entidade.

 

Manter a conexão com as pessoas também é o conselho dado pela gestora de marketing e comunicação da WK Sistemas, Rosilene Schuldt. “É importante manter uma rotina de alinhamentos em grupo e individuais e estar sempre disponível, porque nesse momento não estamos isolados só no serviço, também estamos socialmente distantes uns dos outros. Por isso, ter nossos valores muito fortes e uma comunicação transparente são fatores fundamentais para minimizar ao máximo todas as possíveis dificuldades”, define.

Portanto, “evitar a centralização do serviço é determinante para a evolução de todas as marcas. Dessa forma, quando se trabalha, verdadeiramente, lado a lado com os subordinados, consegue-se melhorar a qualidade das soluções, facilitando, inclusive, no combate de crises”, finaliza o diretor.

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