Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
contratacoes-no-brasil-retornam-aos-niveis-pre-pandemia

Contratações no Brasil retornam aos níveis pré-pandemia 

Notícia | 16/11/2020

Giovanna Cavalli

Os ventos favoráveis da recuperação do mercado de trabalho estão parando, de acordo com novos dados do LinkedIn, a maior rede social profissional do mundo. Segundo dados, embora as contratações tenham melhorado desde o início da pandemia, na maioria dos países não voltou a um crescimento consistente. Inclusive, para a maior parte deles, a aquisição de talentos pode ter atingido o limite.

Contudo, essa recuperação ainda não é suficiente

Conforme o levantamento da rede de negócios, de fevereiro a outubro de 2020, evitar um lockdown para preservar a economia não melhora o quadro nacional a longo prazo ou a taxa de admissão por país. Enquanto isso, a França está apresentando uma das recuperações de recrutamento mais consistentes de todos as 15 nações participantes, apesar de ter medidas de contenção em vigor.

Além disso, as tendências do início do ano também mostram um potencial para outra queda significativa nas recolocações nos próximos meses, mundialmente. Embora o cenário para quem procura emprego seja muito desafiador, de acordo com a análise, ainda há focos de oportunidades com mais de 14 milhões de vagas disponíveis no LinkedIn, globalmente, por exemplo.

Ajudando os candidatos a encontrar novas oportunidades

As habilidades digitais são uma demanda particular, com a previsão da evolução do mercado de tecnologia, crescerá quase 150 milhões de oportunidades nos próximos cinco anos. No Brasil, três das cinco vagas em crescimento são ligadas ao setor:

  • Consultor de negócios;
  • Engenheiro de software Java;
  • Desenvolvedor Frontend;
  • Vendedor (Comercial);
  • Desenvolvedor Dotnet.

Globalmente, o levantamento também identificou as competências cuja demanda está aumentando mais rapidamente desde o início da pandemia. Veja:

  • Programação;
  • Marketing digital;
  • Previsão financeira;
  • Análise de dados;
  • Metodologia Ágil.

Embora muitas instituições tenham implantado planos de contingência para evitar maiores instabilidades durante a quarentena, ainda existem muitas questões a serem resolvidas. Inclusive, adequar a liderança com as renovações do mercado. Por conseguinte, investindo na comunicação e na melhoria dos serviços prestados.

A tecnologia como aliada

Segundo o coach e mentor de liderança e carreira, Jorge Penillo, além de exigirem os hard skills (maestrias técnicas da atividade) e os soft skills (aptidões comportamentais como inteligência emocional, resiliência, e adaptação a mudanças), agora as organizações estão requerendo um novo conhecimento: o digital.

Para ele, essa exigência começa já nos processos seletivos – é comum, por exemplo, as vagas pedirem um vídeo de apresentação ou a participação em dinâmicas digitais. “A maior parte das instituições, se tornaram globais por causa da pandemia, por isso, o compreender o universo on-line se tornou essencial para qualquer carreira e cargo”, explica Jorge.

Assim também, a tecnologia foi a grande aliada dos recursos humanos (RH) nesse tempo. Para a especialista em Recursos Humanos da IBE Conveniada FGV, Ligia Molina, os profissionais do RH tiveram de adequar toda a realidade do escritório para um ambiente totalmente digital. “Esses colaboradores fizeram todo esforço possível para ajudar as pessoas a se manterem engajadas com a marca e apoiaram os líderes. Todas as corporações e as pessoas estão se esforçando muito para se manterem presentes mesmo em home office”, finaliza.

Fique atento e acompanhe nosso blog e as redes sociais. Publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Como estão as empresas próximas a você?

 

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete