Diante do cenário de pandemia vivido no mundo inteiro, as relações de trabalho têm sofrido alterações para se encaixar nessa nova realidade. O home office foi um dos termos de destaque durante esse isolamento social e a experiência deve continuar em um cenário pós-crise.

Seis em cada dez trabalhadores brasileiros aderiram de maneira integral ao regime de trabalho remoto, ou teletrabalho. Isso foi apontado em um levantamento realizado pela empresa de monitoramento de mercado Hibou, em parceria com a plataforma de dados Indico.

Julia Matos foi um exemplo disso. Como estagiária no setor financeiro, em Sorocaba, ela viu sua operação migrar totalmente do escritório para os lares dos seus colegas. “Foi difícil no começo, um choque de realidade, mas vejo muita gente satisfeita com esse formato e eu sou uma delas”, garante.

A prática requer disciplina e foco, dois aliados da produtividade. Hoje, o volume de informações recebidas é excessivo, principalmente ao considerar as demandas cada vez mais urgentes e a preocupação por continuar atuando em alta performance. Mesmo a distância, muitos profissionais se sentem perdidos em como proceder para alcançar o objetivo desejado.

“Ser produtivo é questão de sobrevivência e todos nós somos capazes de atuar com boas entregas. Para alcançar o alto nível de serviço, a inquietude está presente no sentido de nos mover para traçar e seguir estratégias capazes de nos dar resultados”, afirma o especialista em desenvolvimento pessoal e treinador comportamental, Wendell Carvalho.

Veja cinco passos para atingir o foco:

Evite as redes sociais

Parar e dar aquela espiadinha nas redes sociais durante o expediente afeta diretamente no seu índice de produtividade, podendo consumir grande parte do nosso tempo. Para evitar o problema, use aplicativos capazes de bloquear o acesso. O StayFocused é uma excelente alternativa para quem usa o Google Chrome. Se você prefere o Firefox, tente o LeechBlock.

Não seja multitarefas

Fazer várias coisas de uma só vez é uma das maiores armadilhas de um bom rendimento. As pessoas com esse hábito acreditam estar resolvendo vários problemas na mesma hora, conseguindo adiantar o seu trabalho. Entretanto, na grande realidade, essa abordagem prejudica a qualidade da atividade e acaba exigindo muito mais horas para conclusão. Uma boa maneira de controlar isso é usar o Método Pomodoro. Com as prioridades definidas, atue em blocos de 15 a 20 minutos de incumbências alternados por 5 minutos de descanso.

Crie um ambiente favorável

Um local limpo e agradável é o primeiro passo para evitar dispersões. Se estiver atuando em um projeto mais complexo, desative as notificações do celular. Se está em casa, deixe claro: seu horário de trabalho é sagrado e desestimule visitas fora de hora. Se está no escritório, afaste-se de brincadeiras e conversas. Procure, enfim, eliminar todo tipo de “ruído” para conseguir desenvolver as suas obrigações.

Determine horários para cada atividade

Parar toda hora para checar os e-mails também pode minar os resultados. Por isso, determine os horários para fazer essa tarefa, a qual, mesmo sendo igualmente necessária, não pode tomar todo o seu dia. Você pode, por exemplo, olhar o correio eletrônico em três horários fixos durante o expediente. Se tiver algo realmente importante, como um projeto urgente e dependente da comunicação com a equipe ou com o cliente, ative a notificação apenas para essas mensagens.

Treine seu cérebro

Nossa mente é como se fosse uma peça maleável. Isso implica em como ela tem a capacidade de continuar se desenvolvendo, formando novas conexões neurais ao longo da vida. Obviamente, ela não faz isso sozinha: é preciso dar bons estímulos para essas conexões se desenvolverem. Uma excelente maneira de trabalhar o seu raciocínio e ensiná-lo a manter o foco é a meditação. Depois de certa prática, você vai perceber como consegue se concentrar em uma ocupação por muito mais tempo.

Como conclusão, o especialista conta: “aplicando essas dicas, você seguramente vai conseguir resultados ainda melhores no trabalho, mesmo se estiver em um dia ruim. Assim, consegue separar as áreas da sua vida e evita uma questão externa de influenciar ou atrapalhar o seu desenvolvimento profissional”, afirma Wendell.

Descubra como ampliar a produtividade. E aí, gostou das dicas?

 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe