O WhatsApp se tornou a ferramenta de comunicação mais ágil e comum no dia a dia das pessoas, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. As diversas funcionalidades do aplicativo multiplataforma instigam a criatividade dos usuários. Contudo, é preciso ter muito cuidado quando a finalidade é trabalho. 

O aplicativo possui atualmente em torno de 1,5 bilhão de utilizadores ativos em todo o planeta. Remessas de fotos para a família, paquera com os contatinhos, piadas com os amigos... em meio a tanto conteúdo também surgem informações da empresa. Nesse cenário, é preciso cautela para evitar deslizes. 

Uma situação pela qual muita gente já passou ou viu acontecer é: errar a janela e mandar o recado para a conversa incorreta. Por isso, uma boa dica é sempre checar duas vezes o conteúdo e o destinatário antes de enviar algo. Além disso, vale considerar o grupo como uma extensão do ambiente corporativo.

A partir desses meios de diálogo, a reputação é cultivada e divulgada. Perde-se ou ganha-se valor conforme as ações positivas ou negativas. Um caminho é se atentar para o objetivo. Assim, contribua para o enriquecimento dessa rede com conhecimentos, apresente habilidades e demonstre atitudes, as quais ficaram escondidas na correira do dia a dia.

Regras

Rogerio Bragherolli, especialista em empregabilidade com 35 anos de expertise em recursos humanos, aponta sete regras de etiqueta no grupo de WhatsApp de trabalho. São elas:

  1. Atenção à segurança da informação. O app não é uma ferramenta oficial. Por isso, compartilhar planilhas, documentos importantes e informações confidenciais pode ser perigoso, além de se perder a rastreabilidade.
  2. Transparência, objetividade e educação na maneira de se comunicar. A conduta deve ser estritamente profissional. Diferente de um grupo entre amigos.
  3. Ter um propósito claro: para discutir vendas, budget, aprovações de marketing etc. É um sistema ágil, se for bem utilizada.
  4. É importante ter o aplicativo com senha.
  5. Nunca compartilhar fotos, discussões políticas, religiosas, jogos e outros dados sem relação com o trabalho.
  6. Parece óbvio, mas o ambiente virtual de WhatsApp do trabalho deve ter exclusivamente pessoas do meio profissional.
  7. Muito cuidado com as mensagens, pois tudo fica registrado. Comentários paralelos podem comprometer pessoas, ofender e causar transtornos sérios; são as chamadas fofocas.

Na dúvida

Quando não souber como agir, pense como se estivesse presencialmente. Mensagens agressivas ou ofensivas, no mínimo, causam reações negativas por parte de todos. Logo, evite fazer críticas não construtivas, questionar remuneração dos colegas, falar detalhes sobre sua vida pessoal, usar palavrões e contar vantagem. 

Especialmente em tempos de home office integral, a comunicação assertiva é indispensável para o bom andamento do trabalho. Por isso, invista em suas habilidades de diálogo virtual para contribuir com a produtividade da equipe. Dessa maneira, certamente sua atuação terá destaque e será bem vista.

Saber usar adequadamente as redes sociais auxiliará na construção de uma trajetória de sucesso. Seja prudente!

Mais dicas

Quer ver mais dicas como essa? Então, continue acompanhando as atualizações aqui do blog! Diariamente publicamos novos conteúdos sobre carreira, mundo corporativo, mercado de trabalho, educação, estágio, aprendizagem e muito mais! Também recomendamos exposições, concursos e cursos para você participar. Nosso objetivo é ajudar você a crescer pessoal e profissionalmente. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe