Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-importancia-da-generosidade

A importância da generosidade 

Notícia | 10/11/2020

Lays Emily

Uma das habilidades mais subestimadas no ambiente de negócios, mas ainda imprescindível para líderes e profissionais em qualquer nível de atuação, é a generosidade. Um atributo geralmente relegado à vida pessoal e, no trabalho, ainda observado com desconfiança pelas pessoas.

Segundo Tatiana Herculano, diretora de operações da Concentrix, quando falamos em gestão, os líderes inspiradores realmente motivam e engajam pessoas e times: “seja no momento de um feedback negativo ou na contratação de um novo colaborador”, destaca a especialista.

Mas afinal de contas, como definir esse atributo e por que as empresas buscam cada vez mais essa qualidade em suas equipes? Segundo Tatiana, em primeiro lugar, generosidade é sobre tratar os outros com dignidade e respeito: “logo, ela está relacionada ao ambiente criado a nossa volta, como nos relacionamos e colaboramos em grupo. Profissionais valiosos para as organizações são aqueles capazes de cooperar, de conectar-se com as necessidades alheias, seja o outro o seu cliente ou colega”, comenta.

O bilionário e empreendedor Mark Cuban, mais conhecido por sua participação na versão norte-americana do programa Shark Tank, ganhou relevância por afirmar como essa é uma das habilidades mais subestimadas. Em suas palavras: “eu não gostaria de fazer negócios comigo quando tinha vinte anos. Eu precisei mudar e realmente valeu a pena”, ressalta.

Praticar a generosidade nem sempre será uma tarefa simples. “Essa é uma ação a qual demanda integridade, coragem, vontade de ir contra a norma e altos níveis de inteligência emocional. Em compensação, os atos de bondade nos orientam a lidar com as conversas difíceis e negociações de uma maneira mais harmoniosa, pois alteram a nossa perspectiva dos problemas”, destaca Tatiana.

A diretora destaca como esse atributo pode ainda ser mal interpretado: a generosidade pode também incomodar quem a recebe de forma gratuita. Ela incentiva os outros a serem melhores, a experimentem novas tarefas”, orienta.

Colaborador generoso

Porém, como reconhecer um colaborador generoso? Tatiana aconselha: “é aquele disposto a ajudar aos demais, principalmente aos sobrecarregados, comemora as conquistas alheias, sabe ouvir com atenção, é honesto sobre as suas limitações e busca viver em harmonia com os seus pares, sempre pautado pela ética e pelo respeito às diferenças entre as pessoas.”

De acordo com Flora Victoria, a admiração, por si só, não lhe dará um propósito na vida. Porém, ela ajuda a você se sentir motivado. “Quando vemos como os outros tornam o mundo um lugar melhor, ficamos mais animados a retribuir com algo. Aí a gratidão e o altruísmo entram em jogo. Curiosamente, essas emoções parecem trabalhar juntas para gerar significado, pois estão neurologicamente ligadas, ativando os mesmos circuitos de recompensa no cérebro”, explica.

Líder generoso

Já um líder generoso é transparente em seus feedbacks, ajuda as pessoas a se adaptarem às mudanças, é facilitador do crescimento estimulando a tomada de riscos, estabelece limites e metas com clareza, sempre subsidiado em valores organizacionais. “Ele se interessa pelas pessoas de forma genuína, pois sabe como os grandes resultados acontecem quando o time está conectado com os mesmos objetivos. Para ele, todos são tratados como o CEO da empresa”, ressalta Tatiana.

A generosidade nunca esteve tão em alta. Invista nesse aspecto. Para mais dicas e orientações, acompanhe as matérias e conteúdos do Nube. Leia também: “quer evoluir na carreira? Seja generoso.”

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete