Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-protagonismo-do-profissional-esta-ligado-as-soft-skills

O protagonismo do profissional está ligado às soft skills 

Notícia | 09/11/2020

Gabriela Vasconcelos

Com as novas tecnologias e o uso da Inteligência Artificial, o papel do profissional tem se modificado gradativamente. Além disso, as habilidades humanas, como criatividade, comunicação assertiva, bom relacionamento interpessoal e equilíbrio emocional, se tornam cada vez mais essenciais no ambiente corporativo e fora dele.

Isso porque, apesar da robotização de alguns processos, o fator humano e um conjunto sólido de soft skills são fundamentais para o atual cenário profissional. Afinal, por mais avançado e tecnológico, um robô dificilmente será capaz de exprimir empatia e exercer um papel de liderança, por exemplo. 

Tendências globais

O tema mais uma vez foi pauta do Fórum Econômico Mundial, realizado em janeiro deste ano na Suíça. No relatório do evento, intitulado “Tendências de Talentos Globais”, foi apontado: 80% dos profissionais de Recursos Humanos consideram as competências comportamentais cada vez mais importantes para o sucesso das empresas. Como justificativa, o documento afirma: “uma determinada linguagem de programação pode sair de moda, mas criatividade, adaptabilidade e habilidades de colaboração sempre serão valiosas”. 

Além disso, outro dado chamativo, de acordo com levantamento feito pela Page Personnel, é: 9 de cada 10 profissionais contratados pelo perfil técnico são demitidos por questões de atitude relacionadas à ausência de soft skills.

Segundo o estudo "State of Global Workplace", da consultoria Gallup, o nível de engajamento dos colaboradores nas corporações é de apenas 15%, levando a baixíssimos níveis de produtividade. O levantamento foi realizado em 155 países, incluindo o Brasil

Para mudar esse cenário, as organizações precisam investir no desenvolvimento de seus profissionais e suas habilidades comportamentais. Assim, eles podem assumir sua real importância nas organizações por meio de as características as quais os diferenciam das máquinas: a capacidade de sentir, de se relacionar com o outro e se adaptar ao mundo tecnológico.

A evolução do mindset organizacional

Visando democratizar o acesso a conteúdo altamente relevante para a capacitação corporativa em soft skills, a Walk Skills é uma plataforma educacional 100% digital. Segundo a Diretora de Conteúdo Gaya Machado, toda a trilha foi desenvolvida com base em temas entre os mais requisitados no mundo empresarial. 

“A proposta é inovadora porque reúne as melhores práticas em soft skills do mercado de trabalho com conteúdos embasados no mais atual nas principais escolas de negócios do mundo. Tudo foi pensado para chegar ao profissional, o qual passará pela trilha de maneira acessível na forma e profunda no conteúdo. Assim, ao concluir cada tema, haverá, de fato, um progresso significativo no desenvolvimento daquela competência, de maneira prática”, explica.

A especialista em Gestão por Competências Maria Odete Rabaglio foi a responsável por aprimorar assessments os quais medem a aderência do especialista em cada tema. Para ela, características como resiliência e equilíbrio emocional, “são skills importantíssimas tanto para a vida pessoal quanto corporativa de qualquer pessoa, pois influenciam de maneira positiva na solução de conflitos e problemas, favorece negociações mais equilibradas, além de preservar a saúde emocional do indivíduo mesmo diante das adversidades”, afirma.

Painel ao vivo gratuito

Para explicar melhor esse tema, oferecemos o painel “Soft Skills: competências para os estagiários do século XXI”, no dia 28, às 10 horas, na Feira de Estágios do Nube. É a oportunidade ideal para você aprender quais dessas habilidades são as mais requisitadas pelos empregadores e obter dicas de como desenvolvê-las.

O encontro contará com a participação de Dadson Moraes, diretor de RH da Planning e presidente da ABRH-GO; Alexey Carvalho, diretor executivo da Universidade Anhanguera São Paulo, campus Osasco; e Adilson Silveira, gerente de gestão de pessoas do Grupo H.Olhos e presidente da AGERH. Inscreva-se!

Quais são suas principais competências?

Feira de Estágios do Nube
Você já se inscreveu para a Feira de Estágios do Nube? O evento será de 26 a 28 de outubro e contará com grandes empresas, instituições de ensino e palestrantes, todos unidos para oferecer uma vivência única para sua carreira. Você também poderá enviar seu currículo para as companhias de seu interesse, participar dos painéis ao vivo e palestras gravadas e aproveitar vários serviços exclusivos. Tudo isso de maneira gratuita e on-line. Além disso, serão oferecidos certificados de participação. Eles servem para suas horas complementares. Inscreva-se já: www.nube.com.br/feira-de-estagios-2020.

 

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete