Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-para-realizar-o-vestibular

Dicas para realizar o vestibular 

Notícia | 09/11/2020

Lays Emily

Além do preparo para solucionar questões de múltipla escolha e elaborar uma boa redação, este ano os candidatos a uma vaga na universidade precisarão reorganizar as agendas e seguir protocolos sanitários. Enfrentar o vestibular nesse momento, exige dos alunos novos desafios impostos pelos métodos de prevenção da doença.

O retorno das aulas presenciais continua sendo uma incógnita e depende da posição dos prefeitos. Em algumas cidades, escolas municipais e particulares decidiram não retornar, enquanto outras estão estudando a reabertura. Pensando nos jovens formandos, além de estarem passando por um cenário caótico em ano de conclusão de ensino médio, ainda precisam focar no futuro.

Segundo Marizane Piergentile, diretora de educação da rede Adventista do ABCDM e Baixada Santista, no atual cenário de pandemia, percebe-se uma piora no estado emocional de quem vai passar pela experiência de vestibular: “principalmente com indagações e medos sem precedentes pela incerteza causada pelo atual contexto. Para tentar amenizar a situação desses jovens, é importante praticar alguns exercícios com o objetivo de proteger a integridade do corpo e da mente com o apoio da família e amigos”, conclui.

Conversar sobre os sentimentos, organizar a rotina e pensar como tornar esse período mais leve e produtivo, são opções capazes de ajudar a preservar a saúde mental. “Relembrar situações de estresse superadas anteriormente também ajuda a identificar mecanismos internos para lidar com a ansiedade, irritabilidade e cansaço emocional”, destaca Marizane.

Para auxiliar os estudantes na reta final de preparação, a equipe da Turma ITA do Curso Poliedro oferece dicas e recomendações para os estudantes conquistarem um bom desempenho nas provas. Confira:

Atente-se à Redação

A redação é um ponto importante dos exames. Exemplo acontece na seleção do ITA. Segundo a equipe, alunos com domínio da escrita têm maiores possibilidades de se destacarem no vestibular, pois equivale a 20% da nota total.

Para apoiar estudantes, a professora de português Tatyanna Manhães criou a plataforma de correções, Perfeita Escrita. “É uma parte do teste muito importante porque se o candidato zerar, automaticamente será desclassificado e não será possível concorrer a uma oportunidade do SiSu, ProUni e impacta até no momento de buscar financiamento estudantil”, destaca.

A aluna Layanne, de Minas Gerais, destaca a facilidade de poder realizar os simulados on-line: “ano passado comecei a estudar com a Perfeita Escrita e me ajudou muito, com chamadas de vídeos e correção de redação via e-mail. Isso auxiliou principalmente em determinadas áreas nas quais eu errava e não sabia o motivo”, conta.

Prepare-se para a inspeção de saúde

Mantenha o equilíbrio entre os estudos, a saúde o bem-estar. Busque realizar atividades físicas, tenha uma alimentação balanceada e atente-se aos níveis de estresse. "Normalmente, nesse momento, são requisitados exames de sangue, testes ergométricos, entre outros capazes de demonstrar a aptidão do jovem para a execução do curso", explica Rodrigo Fulgêncio, diretor de unidades escolares do Poliedro.

Leia o edital com atenção e reforce os estudos

O edital traz todas as informações relevantes sobre como é a prova, a nota é calculada, qual é o peso de cada matéria, o prazo de inscrições e quais aptidões serão cobradas. A recomendação de Fulgêncio é ler atentamente todos os tópicos para criar uma estratégia de reforço. “O educando deve prestar atenção no formato da avaliação, no número de questões e no tempo para cada uma”, aconselha. 

Como está sua preparação para os vestibulares? Confira as indicações e sugestões do Nube para mais dicas. Leia também: “10 mandamentos para estudar em casa.”

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete