Você enfrenta dificuldades para falar em público? Bate um pânico na hora de fazer uma apresentação? Segundo informações do portal Psychology Today, três a cada quatro pessoas têm medo de falar em público. Para alguns essa habilidade é um dom, mas na verdade, todos podem aprendê-la se praticarem e estudarem adequadamente.

Nesse sentido, a executiva especializada em comportamento em organizações, pedagoga e palestrante, Erika Linhares, elencou algumas dicas. Veja:

1. Conheça bem o assunto - é preciso estudar e se preparar. Tenha conhecimento de causa em relação ao assunto a ser abordado. Saiba bem qual é o conteúdo e se prepare para responder possíveis dúvidas. “Se não estiver bem informado, poderá transmitir nervosismo e isso deixará as pessoas desinteressadas em relação a prestar atenção. Logo, “ter o controle da situação, o deixará muito mais seguro e confiante”, explica a pedagoga.

2. Faça uma introdução impactante - entregue o ouro de cara, logo, quando começar a apresentação. Dessa forma, já vai prender os olhares de todos rapidamente. Já esclareça também qual o objetivo da palestra e alguns temas tópicos a serem tratados.

3. Certifique-se da atenção dos participantes - faça perguntas e interaja com o público. Se houver espaço, faça brincadeiras para deixar o discurso mais leve e descontraído. “Lembre-se: o corpo fala. Então, é preciso ter postura para passar uma imagem de confiança para quem está assistindo”, complementa Erika.

4. Relaxe - uma das técnicas é inspirar pelo nariz por três segundos, segurar a respiração por três novamente e soltar pela boca em seis. Repita pelo menos três vezes esse processo.

5. Seja você mesmo - ao falar, mostre o quanto acredita na causa. Seja engajado! Você precisa saber tudo sobre ele para poder apresentá-lo. Sane todos os questionamentos antes e acredite na mensagem a ser passada.

6. Não tenha medo de errar - se cometer algum erro, não se preocupe, nem se desestruture com isso. Quanto mais espontâneo for, mais o erro irá passar com tranquilidade.

7. Conheça bem o público com quem irá falar - você precisa se adaptar ao interlocutor. Para isso, é preciso conhecê-lo bem. Investigue o quanto aquelas pessoas conhecem sobre o assunto, a idade média e o nível de conhecimento delas. Assim, pode se preparar melhor e adaptar o discurso de acordo com o público.

8. Cuidado com vícios de linguagem - para evitar repetições e vícios expressivos, tente assistir aos vídeos de palestras anteriores e peça o feedback de amigos. Tente se policiar ao máximo e treine bastante.

9. Faça pausas na fala - evite falar desenfreadamente e de forma rápida. Comunique-se com pequenas pausas para gerar expectativa e para refletirem sobre os conteúdos.

10. Faça com paixão - o nervosismo pode tentar atrapalhar, mas se falar com paixão, vontade e energia, irá transmitir muita segurança. Então, mostre o quanto você sabe do tema e o defende. Isso irá causar encantamento das participantes.

Quando se está de bem consigo mesmo a insegurança vai embora. “A única diferença entre chegar cheio de medo em público ou pensando com alegria é a preparação e oratória. Esse não é um dom de alguns, mas uma habilidade a ser desenvolvida por todos”, conta a professora de oratória e presidente do Instituto Intrepeds, Sirley Maciel.

Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e contamos com a participação de diferentes especialistas. Assim, você se destaca em meio ao mundo corporativo.

Você tem medo de falar em público?

 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe