Para evoluir profissionalmente, galgar novas posições e ter êxito em suas empreitadas, é fundamental ter como grande aliada a educação. Afinal, quanto mais bem treinado e capacitado o indivíduo for, mais preparado ele estará para lidar com desafios e novas possibilidades.
                                                                     
Desigualdades ainda são gritantes
                                                                           
Clemilda Thomé foi uma das primeiras empresárias no Brasil a se tornar bilionária e é membro do Conselho de Administração da DSS Holding. Para ela, a alfabetização é a base do ensino e um direito de todos, fundamentado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. “No entanto, o acesso ao ensino básico e de qualidade ainda é uma realidade para poucos devido às desigualdades sociais”, explica.

Instrução = cidadania

De acordo com a especialista, um país sem estudo é sinônimo de dificuldade para o acesso à saúde, à informação e ao mercado de trabalho. “Não promover a educação é tirar a chance de um indivíduo expressar sua opinião, exercer sua cidadania, além de colaborar para torná-lo vulnerável à manipulação”, continua.

Nunca parar é imprescindível

Para ela, estimular o aprendizado contínuo também é essencial. “Sempre incentivo o aprendizado constante aos meus colaboradores. Tenho vários exemplos de profissionais formados com o apoio dado pela empresa, pois eu sei o valor desse bem precioso e como ele é determinante para alcançar o sucesso. Eu mesma sou um exemplo disso: vale muito a pena se aplicar!”, compartilha Clemilda.

Quem está começando

Igor Matos está se formando em administração, mas já planeja investir em uma especialização para o nicho de mercado de seu interesse. “Quero começar com uma pós-graduação em marketing e direcionar minha carreira para o meio digital, então não posso parar apenas no diploma”, conta o universitário, de Sorocaba.

O futuro administrador também tem planos a longo prazo. “Tenho muita vontade de lecionar, mas quero primeiramente adquirir experiências práticas para depois fazer um mestrado. Conhecimento nunca é demais”, conclui.

História inspiradora

“Lembro quando minha mãe acordava às 4h para ir ao INSS servir café para as pessoas esperando na fila, como uma forma de ajudar nas despesas da casa. Meus pais talvez não soubessem na época, mas eles foram os impulsionadores para eu trilhar um caminho de muita batalha e determinação”, conta a especialista. Hoje, após tantos anos, ela destaca como, enquanto puder, vai seguir trabalhando e se aprimorando.

A riqueza em bens não é o mais importante

Como cresceu em um contexto mais humilde e com vários irmãos, Clemilda explica ter tido poucas possibilidades. “Porém, minha família era pobre em termos financeiros, mas era milionária em educação e respeito. Mesmo em meio às dificuldades, tomei a iniciativa de buscar conhecimento porque a vida não é para amadores, mas sim, para batalhadores”, defende.

Sucesso é uma decisão

Para a empresária, o sucesso é uma decisão. “Vencer é um desenvolvimento humano. É preciso aprender a separar o caminho do fracassado com o do campeão. A diferença está em quem levanta da cadeira todos os dias para sonhar, lutar e não se abater ou se conformar frente aos obstáculos da vida. Eu fiz isso a minha caminhada inteira, sem preguiça e tornei os estudos uma prática constante. Por isso, saiba: não deixe ninguém dizer ‘você não consegue’. As crenças limitantes não definem seu amanhã”, conclui.

Descubra como ter tempo para estudar! Se sentiu inspirado?

 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe