Existem diversos especialistas ensinando como escrever um bom currículo (CV). Isso porque ele é uma forte ferramenta para mostrar seu trabalho. Então, pesquisar por dicas de formatação, uma breve introdução e, principalmente, como descrever o seu perfil profissional são investimentos de tempo eficientes. Quer saber mais? Então, atente-se às nossas dicas!

Aprenda a fazer um bom currículo

O Nube fez uma pesquisa com 61.834 participantes, entre 2 e 13 de março deste ano, para saber se os entrevistados já mentiram no CV. A boa notícia: 87,87% sempre escreveram a verdade! Um resultado impressionante e animador.

Por isso, a especialista em recolocação profissional, Ana Chauvet, elencou algumas dicas para criar esse documento importante e ingressar no mundo corporativo mesmo sem experiência. Veja:

Estude a empresa: saiba a missão, os valores e objetivos da marca. Entenda se realmente aquela vaga ou instituição faz sentido com o seu perfil. “Não adianta sair disparando currículos para todas os lugares sem saber se você está dentro da descrição procurada”, analisa Ana.

Seja diferente: “disparar currículos iguais e genéricos é um desperdício de tempo. Se você se dedicar em um focado especificamente em uma oportunidade, terá um sucesso maior”, complementa a especialista. Que tal colocar um link para um vídeo de apresentação? É um plus! Bem como, adicione suas redes sociais e mostre um portfólio - pode ser de trabalhos feitos na faculdade.

Autoconhecimento: destaque suas habilidades, experiências e aprendizados. Seja verdadeiro e autêntico. Essa é a porta de entrada para a companhia conhecer realmente o seu potencial à primeira vista.

Atente-se ao e-mail: o endereço eletrônico colocado no currículo pode te descartar. Ele precisa ser profissional, nada de apelidos ou simbolismos. A melhor opção é o nome e sobrenome.

Cuidado com as informações: um fator de desqualificação é a dificuldade de contactá-lo. Logo, forneça números de telefone de fácil acesso, no qual a entidade conseguirá te achar.

Lembre-se: estamos na era do on-line: existem diversos cursos virtuais e gratuitos para enriquecer seu CV. Então, procure por assuntos complementares à sua formação, o objetivo é te qualificar ainda mais para a chance aspirada. Inclusive, o Nube disponibiliza diversos cursos on-line e com certificação de horas complementares. Confira!

Voluntariado faz a diferença: “o candidato pode mencionar, ainda, trabalhos informais, participações em ONGs, prêmios e serviços voluntários. Eles certamente irão complementar”, expõe a profissional.

Truques de mestre: “currículos não podem ter milhões de páginas e devem ser salvos em PDF. Além disso, uma carta de apresentação pode ser um diferencial”, finaliza Ana.

Atualize sempre seu CV!

Nesse sentido, atualizar o currículo é uma tarefa fundamental e exige tempo. Assim, “organize-se e faça essa revisão com dedicação, antes mesmo da vaga dos sonhos aparecer. Melhorá-lo com pressa e ansiedade para enviar rápido pode acabar deixando de lado informações importantes e, certamente, farão falta no momento da seleção”, analisa a especialista em mídias sociais, carreira e negócios, Carla Falcão.

A busca pela recolocação ou inserção no mercado de trabalho é um processo intenso e solitário. Logo, procure por especialistas e pesquise suas trajetórias. Para isso, você pode conferir os conteúdos transmitidos na Feira de Estágios Nube, entre 26 e 28 de outubro, por aqui: www.nube.com.br/feira_estagio/conteudo.

Como você tem se preparado para a retomada das contratações?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe