Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
beneficios-da-meditacao-na-carreira

Benefícios da meditação na carreira 

Notícia | 03/11/2020

Vinícius Lima

Você provavelmente já ouviu falar de mindfulness (ou atenção plena), um dos estados naturais da mente. Aliás, a técnica tem se tornado cada vez mais popular com aplicativos os quais oferecem planos de meditação, cursos, livros, entre outros. Entretanto, muitas pessoas ainda não acreditam no método como capaz de trazer benefícios para a vida pessoal e profissional.

Quem pratica tem influências positivas na rotina

Essa atenção plena implica justamente em colocar em prática o foco de forma proposital e consciente ao momento presente, com compaixão e sem julgamentos. Por meio do treinamento, é possível perceber pensamentos, sensações corporais e emoções no momento quando elas ocorrem, mas sem reagir de maneira automática ou habitual. A partir disso, o praticante aprende a fazer escolhas mais conscientes e funcionais, influenciando positivamente a maneira como lida com os desafios cotidianos.

Quem fez e aprovou!

Após perceber o bem dessa hábito para a sua trajetória, a fundadora e diretora da Reconnect - Happiness At Work, Renata Rivetti, decidiu fazer um relato de como o método também pode trazer ganhos para o mundo corporativo. “Comecei a meditação há 12 anos por uma busca pessoal, pois acredito na necessidade de estar aqui para melhorar não só a mim, mas também o mundo onde vivo. Pelo caminho do autoconhecimento comecei a meditar”, conta Renata.

Bruna Santos, estudante de comunicação em Ribeirão Preto, também já começou a se ligar a esse assunto. Nos intervalos para almoço em seu estágio, ela reserva cerca de 20 minutos para ficar em silêncio e repor as energias. “Em casa, consigo me fechar no quarto, ficar em quietude total e quando volto ao expediente, estou mais disposta”, compartilha a universitária.

Em rotinas agitadas, a necessidade de relaxar é ainda maior

Ela é formada em administração pela FGV-EAESP e trabalhou muitos anos com marketing, lidando diariamente com um montante de tarefas estressantes, chegando a desenvolver, inclusive, problemas com ansiedade. “Foi quando decidi começar a utilizar as técnicas de mindfulness e percebi como todos podem e devem aplicá-las. Após todos esses anos, me sinto muito mais tranquila, segura, confiante, otimista e resiliente”, conclui.

Benefícios têm embasamento

As vantagens também foram comprovadas cientificamente. Sara Lazar - neurocientista do Massachusetts General Hospital e Harvard Medical School - foi uma das primeiras a analisar os efeitos da meditação no cérebro e as suas descobertas são surpreendentes. Dentre os resultados obtidos, foi percebido como essa ferramenta pode literalmente mudar o cérebro.

Após oito semanas se dedicando a esse costume com um grupo de pessoas leigas acerca desse assunto, foram encontradas diferenças no volume cerebral em cinco regiões específicas da cabeça de cada participante. Essas localidades auxiliam ou regulam justamente aspectos como divagações mentais, auto relevância, aprendizagem, memória, emoções, tomada de perspectiva, empatia, compaixão, ansiedade, medo e estresse.

É importante se empenhar!

Porém é importante deixar claro: meditação é um treino, assim como aprender novas habilidades e, por isso, é preciso encontrar um bom professor. Após mais de dez anos de prática, Renata também decidiu repassar ensinamentos sobre o exercício.

O programa de oito semanas oferecido pela Reconnect pode ser feito por profissionais de quaisquer setores ou mesmo por empresas com o desejo de oferecer mais bem-estar aos seus colaboradores. “As práticas de atenção plena trazem diversos benefícios para talentos de todas as áreas: mais concentração, aumento de produtividade, melhora na tomada de decisão, redução de acidentes, menos irritação e mais alegria”, comenta a especialista.

Ainda de acordo com Renata, essa atividade é imprescindível, principalmente em momentos de incertezas e inseguranças como o vivido atualmente. “Quem investe nisso aprenderá a agir com mais consciência e confiança. Já as companhias terão indivíduos trabalhando mais realizados e produtivos”, conclui.

Veja 4 motivos para meditar no estágio. Você já meditou?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete