A Internet toma conta de praticamente todos os aspectos da vida da população e isso foi ainda mais potencializado em meio a pandemia. Ela mudou a maneira como as pessoas se relacionam, a forma de trabalhar e até mesmo de consumir, deixando tudo ainda mais virtual. Para se ter uma ideia, em 2000, o Google processava 32,8 milhões de buscas por dia, segundo o Internet Live Stats. Hoje, são mais de 3,5 bilhões de pesquisas diárias. Ficou interessado? Então continue lendo e torne seu site um dos mais acessados.

Aprenda estratégias básicas de SEO

De acordo com o empreendedor digital e youtuber, Alex Vargas, para atrair consumidores, o tráfego orgânico gerado pelo Google precisa ser implementado com boas estratégias de SEO (Search Engine Optimization - em português, Otimização de Sites). “Uma das melhores formas de trabalhar é com o chamado SEO On Page, no qual são usadas técnicas dentro da própria plataforma para melhorá-la e atrair mais procuras. Elas devem ser aplicadas nos websites ou conteúdos para ajudá-los a ficarem melhor posicionados, e assim, começarem a receber mais tráfego. Por consequência, terão mais chances de aparecer na primeira página do Google”, explica.

Ainda conforme com Vargas, o ponto principal para quem quer atrair visitantes é criar um conteúdo com consistência e relevância. “Uma boa dica é ter um calendário de postagens e atualizá-lo com publicações novas entre duas a quatro vezes por semana. Essas táticas podem ajudar bastante no rankeamento, pois o Google tende a dar mais valor para sites com disseminações constantes”, exemplifica.

Nesse sentido, para ajudar quem tem interesse em ganhar mais visibilidade de forma gratuita e orgânica, o especialista elencou algumas cinco técnicas. Veja:

Pense em palavras-chaves: é importante pensar em palavras-chaves referente ao tema de interesse. “Primeiramente pode-se procurar as mais procuradas no Google sobre o assunto a ser tratado. Isso pode ser feito por meio de algumas plataformas e o principal objetivo é usá-las como base para o texto produzido ou até mesmo no título”, ressalta o empresário.

Tenha um bom Copy na Meta Description: a Meta Description é um pequeno texto junto do título e do link quando se pesquisa algo no Google. Por isso, é importante usar a palavra-chave nessa pequena descrição, assim, aumenta-se a taxa de cliques.

Utilize cabeçalhos: para quem escreve textos e artigos, o cabeçalho pode ser usado como subtítulo. Essa é uma ótima forma de atrair mais leitores, pois as pessoas gostem de ler conteúdos mais separados por partes. Além disso, isso dá a oportunidade de utilizar mais vezes a palavra-chave.

Otimize o conteúdo: adicionar algum vídeo ou até mesmo download de material extra pode otimizar seu serviço. Ainda, é possível colocar a recomendação de outros arquivos e páginas de assuntos relacionados, isso aumenta a interação do usuário, permanecendo mais tempo na página.

Trabalhe a “linkagem” externa: uma das principais estratégias de SEO é a “linkagem” externa. Ou seja, usando links de outros sites apontando para o seu. “Para isso, é necessário criar um bom conteúdo para as pessoas o referenciarem. Bem como, parcerias também podem ser uma boa opção, pois essa tática ajuda a aumentar o rankeamento nas buscas”, conclui Vargas.

Comunicar nunca foi tão importante e complexo. Portanto, “a abundância de informação em uma crescente quantidade de canais exige das marcas relevância, frequência e muita criatividade para se manterem ativas nas mentes dos clientes”, analisa o executivo sênior de marketing para a América Latina da Thermo Fisher Scientific, Nicolas Marchon. Afinal, quem não é visto, não é lembrado. Concorda?

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Vamos evoluir juntos! Sua organização tem estratégia de SEO?

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe